ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 113

Linguagens / Português
Terça-feira, 30 de maio de 1893. 
 
Eu gosto muito de todas as festas de Diamantina; mas quando são na igreja do Rosário, que é quase pegada à chácara de vovó, eu gosto ainda mais. Até parece que a festa é nossa. E este ano foi mesmo. Foi sorteada para rainha do Rosário uma ex-escrava de vovó chamada Júlia e para rei um negro muito entusiasmado que eu não conhecia. Coitada de Júlia! Ela vinha há muito tempo ajuntando dinheiro para comprar um rancho. Gastou tudo na festa e ainda ficou devendo. Agora é que eu vi como fica caro para os pobres dos negros serem reis por um dia. Júlia com o vestido e a coroa já gastou muito. Além disso, teve de dar um jantar para a corte toda. A rainha tem uma caudatária que vai atrás segurando na capa que tem uma grande cauda. Esta também é negra da chácara e ajudou no jantar. Eu acho graça é no entusiasmo dos pretos neste reinado tão curto. Ninguém rejeita o cargo, mesmo sabendo a despesa que dá! 
MORLEY, Helena. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57. 
O trecho acima apresenta marcas textuais que justificam o emprego da linguagem coloquial. O tom informal do discurso se deve ao fato de que se trata de
a)
 uma narrativa regionalista, que procura reproduzir as características mais típicas da região, como as falas dos personagens e o contexto social a que pertencem. 
b) uma carta pessoal, escrita pela autora e endereçada a um destinatário específico, com o qual ela tem intimidade suficiente para suprimir as formalidades da correspondência oficial. 
c) um registro no diário da autora, conforme indicam a data, o emprego da primeira pessoa, a expressão de reflexões pessoais e a ausência de uma intenção literária explícita na escrita. 
d) uma narrativa de memórias, na qual a grande distância temporal entre o momento da escrita e o fato narrado impõe o tom informal, pois a autora tem dificuldade de se lembrar com exatidão dos acontecimentos narrados. 
e) uma narrativa oral, em que a autora deve escrever como se estivesse falando para um interlocutor, isto é, sem se preocupar com a norma padrão da língua portuguesa e com referências exatas aos acontecimentos mencionados. 
Esta questão recebeu 31 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 73
Marque a alternativa cuja sequência preencha adequadamente as lacunas do seguinte período. Nós...................................... socorremos o rapaz e a moça ............................................ a) mesmos – bastante – machucados b) mesmo – bastantes – machucados c) mesmos – bastantes – machucados d) mesmo - bastante – machucada e) mesmos – bastantes – machucada
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 110
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010. ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 28
Cuidadora humilhada por erros de português ao enviar ...
UERJ 2012 – Questão 5
A não ser através d’ O tico-tico e da poesia de Camões. A expressão em destaque torna a frase que ela introduz uma ressalva em relação ao que está enunciado anteriormente. Essa ressalva evidencia que as leituras do poeta lhe davam a seguinte possibilidade: a) rever suas crenças arraigadas b) interagir com universos diferentes c) superar uma alienação do presente d) compreender a idealização da morte
UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 5
Assinale a alternativa que, no texto, apresenta a palavra ou expressão em itálico em uso figurado: a) Não é o mesmo caso de “facto” e “fato”, que têm significações diferentes ( … ) b) ( … ) com boa vontade, podemos compreender a insistência dos portugueses ( … ) c) ( … ) um dos temas recorrentes da instituição é a feitura definitiva do vocabulário ( … ) d) Cristão-novo nesta questão ( … ) e) Num país imenso como o nosso ( … )