ENEM PPL Linguagens e Humanas 2020 – Questão 21

Linguagens / Português
    Entre as tentativas de encontrar o melhor ângulo para retirar o terneiro, meu irmão, o guri e seu pai tentavam convencer Jaqueline de que a morte da vaca não seria uma grande perda: “não é a mesma coisa que perder um pai, um avô, que a gente lembra para o resto da vida, fica lá no cemitério”, “bicho é bicho”. Jefferson, o guri, repetia tudo que o pai dizia, mas já afastado, pois havia sido corrido pela mãe. Jaqueline repete: “pra mim não tem diferença! Os bichos estão tudo na volta. Eles sabem quando eu chego, me conhecem, sabem o meu cheiro. Sou eu que dou comida. Não tem diferença nenhuma!”. O pai tenta concordar sem afrontar os caras, dizendo que as pessoas desenvolvem valor de estima pelos animais.
KOSBY, M. F. Mugido (ou diário de uma doula). Rio de Janeiro: Garupa, 2017.
 
No fragmento, as reações à perda de um animal refletem concepções fortalecidas pela
a) sensibilidade adquirida com a lida no campo.
b) banalização da morte em função de sua recorrência.
c) expectativa do sofrimento na visão do destino humano.
d) certeza da efemeridade da vida como fator de pessimismo.
e) empatia gerada pela interseção entre o homem e seu ambiente.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 34
Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista: ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 20
O gosto de Ana pelo decorativo revela uma forma de: a) cuidar harmoniosamente da família, eliminando os problemas. b) engajar a família na análise e superação dos problemas, íntimos ou não. c) sublimar os problemas de natureza íntima, criando uma aparente harmonia. d) canalizar todas as tensões para a arrumação da casa, já que ela e a família não tinham problemas. e) aperfeiçoar a casa e a família, fazendo com que todos se comportassem de forma semelhante.
ENEM 1ª Aplicação - PPL 2019 – Questão 54
Lembro, a propósito, uma cerimônia religiosa a que assisti na noite de Santo Antônio de 1975 quando presente a uma festa em honra do padroeiro. Ia a coisa assim bonita e simples, até que, recitadas as cinco dezenas de ave-marias e os seus...
Base dudow 2000 – Questão 8
No romance O cortiço, Aluísio Azevedo estabelece uma forte ligação entre o meio em que vivem as personagens e sua vida material, moral e psicológica. Tal relação apoia-se nos princípios: a) Do livre-arbítrio religioso. b) Do determinismo científico. c) Do sentimentalismo romântico. d) Do culto à natureza. e) Do ideário modernista.
ENEM 2003 – Questão 62
...