ENEM PPL Linguagens e Humanas 2020 – Questão 21

Linguagens / Português
    Entre as tentativas de encontrar o melhor ângulo para retirar o terneiro, meu irmão, o guri e seu pai tentavam convencer Jaqueline de que a morte da vaca não seria uma grande perda: “não é a mesma coisa que perder um pai, um avô, que a gente lembra para o resto da vida, fica lá no cemitério”, “bicho é bicho”. Jefferson, o guri, repetia tudo que o pai dizia, mas já afastado, pois havia sido corrido pela mãe. Jaqueline repete: “pra mim não tem diferença! Os bichos estão tudo na volta. Eles sabem quando eu chego, me conhecem, sabem o meu cheiro. Sou eu que dou comida. Não tem diferença nenhuma!”. O pai tenta concordar sem afrontar os caras, dizendo que as pessoas desenvolvem valor de estima pelos animais.
KOSBY, M. F. Mugido (ou diário de uma doula). Rio de Janeiro: Garupa, 2017.
 
No fragmento, as reações à perda de um animal refletem concepções fortalecidas pela
a) sensibilidade adquirida com a lida no campo.
b) banalização da morte em função de sua recorrência.
c) expectativa do sofrimento na visão do destino humano.
d) certeza da efemeridade da vida como fator de pessimismo.
e) empatia gerada pela interseção entre o homem e seu ambiente.
Esta questão recebeu 61 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 11
De acordo com o verbete, o editorial representa sempre: a) o julgamento dos leitores. b) a opinião do repórter. c) a crítica a um fato político. d) a resposta a outros veículos de comunicação. e) o ponto de vista da empresa jornalística.
UERJ 2011 – Questão 3
Eles não têm pouso nem porto (v. 6-7) Os versos acima podem ser lidos como uma pressuposição do autor sobre o texto literário. Essa pressuposição está ligada ao fato de que a obra literária, como texto público, apresenta o seguinte traço: a) é aberta a várias leituras. b) provoca desejo de transformação. c) integra experiências de contestação. d) expressa sentimentos contraditórios.
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 28
O craque crespo ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 28
Bola na rede ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 130
TEXTO I ...