ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 89

Ciências Humanas / Geografia
No litoral sudeste, especialmente na região de Cabo Frio (RJ), ocorre, por vezes, um fenômeno interessante, que abaixa a temperatura da água do mar a até 14 °C, nos meses de janeiro e fevereiro. Isso acontece devido ao vento, que, no verão, sopra constantemente da direção nordeste. Assim, esse vento constante empurra as águas da superfície, que haviam sofrido insolação e, portanto, estavam aquecidas (em torno de 26 °C), para o oceano aberto. Origina-se, então, uma lacuna de água junto à costa, que é preenchida por águas profundas, bem mais frias, que sobem e atingem a superfície. A ascensão das águas frias é chamada de ressurgência.
VIEIRA, A. C. M.; ALVES, D. S. C.; MATSCHINSKE, E. G. Influência das correntes oceânicas no clima do Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 out. 2015.

Uma importância econômica do fenômeno apresentado reside no fato de que ele favorece o surgimento de
a) recifes de corais, atraindo o turismo.
b) áreas de cardumes, beneficiando a pesca.
c) zonas de calmaria, facilitando a navegação.
d) locais de águas límpidas, favorecendo o mergulho.
e) campos de sedimentos orgânicos, formando o petróleo.
Esta questão recebeu 188 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 62
Todo mundo sabe que o mundo está atravessando a pior crise econômica desde a década de 1930. [Na União Europeia] As reações protecionistas são dolorosamente conhecidas: protestos contra trabalhadores estrangeiros, exigências de proteção ao...
UNESP 2005 – Questão 36
Analise os dados da tabela e do gráfico. ...
FUVEST 2006 – Questão 55
No Brasil, o setor agroindustrial prevê aumento significativo da produção de cana-de-açúcar para os próximos anos. Isso pode ser atribuído ...
FGV Economia 2010 – Questão 64
O “mundo Árabe” é formado por 350 milhões de pessoas vivendo em 22 países (incluindo a Palestina). Observe o mapa. ...
FATEC 2008 – Questão 36
O uso das representações cartográficas está diretamente ligado à necessidade do usuário. Essa necessidade faz com que seja necessário um maior ou menor detalhamento, definido pela escala dos mapas. Considere os seguintes usuários: A – um turista em uma grande cidade; B – um comerciante viajando pelo estado de São Paulo; C – um analista das áreas de plantação de soja no Brasil. Os mapas com as escalas mais adequadas que poderão ser utilizadas são: