ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 32

Linguagens / Português / Língua e Funções
A criança e a lógica
Uma menina vê a foto da mãe grávida e ouve a seguinte explicação: “Você estava na minha barriga, filha”. Imediatamente, a criança chega à incrível conclusão: “Mamãe, então você é o lobo mau?”. A partir dos 2 anos, a criança começa a dominar as palavras, mas sua lógica, que difere da do adulto, surpreende os pais pelas associações. Para uma psicóloga infantil, esse raciocínio se explica pelo fato de que a lógica, nos primeiros anos de vida, é primitiva e rígida, não admite que para a mesma questão existam várias possibilidades. Quando a mãe diz que vai chegar em casa à noite, a criança não compreende por que, afinal, a promessa ainda não foi cumprida se já está escuro. Ou se ela já ouviu que as pessoas morrem quando estão velhinhas e de repente acontece de alguém próximo perder a vida ainda jovem, ela pode custar a se conformar. “O importante é falar a verdade e ter paciência. Com o tempo, as crianças percebem que um fato pode ter mais de uma explicação, e vários fatos influenciam uma mesma situação. A lógica vai, assim, aprimorando-se e ficando mais próxima da do adulto entre os 5 e 6 anos”, afirma a especialista.
Disponível em: http://revistacrescer.globo.com. Acesso em: 15 nov. 2014 (adaptado).


O texto cita a opinião de uma psicóloga como estratégia argumentativa para
a) explicar as associações inesperadas das crianças de 2 a 5 anos.
b) apresentar dados científicos sobre a falta de lógica na infância.
c) gerar efeitos de credibilidade às informações apresentadas.
d) justificar a natureza rudimentar do raciocínio infantil.
e) ajudar os adultos na interlocução com as crianças.
Esta questão recebeu 140 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2011 – Questão 15
A imagem produzida pelo artista combina elementos de modo surpreendente, inesperado na realidade cotidiana. ...
Base dudow 2000 – Questão 23
No texto lido predomina: a) narração b) descrição c) dissertação d) diálogo e) verso
UNESP 2017 – Questão 2
O humor presente na crônica decorre, entre outros fatores, do fato de o cronista a) debruçar-se sobre um antigo anúncio de besta desaparecida. b) esforçar-se por ocultar a condição rural do autor do anúncio. c) duvidar de que o autor do anúncio seja mesmo João Alves. d) empregar o termo “besta” em sentido também metafórico. e) acreditar na possibilidade de se recuperar a besta de João Alves.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 46
Tu é um termo que não figura muito bem nos desenvolvimentos modernos e contemporâneos da ética e da política. Com efeito, muitos movimentos revolucionários (que variam do comunismo tradicional ao feminismo da irmandade) parecem compartilhar...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 45
Disponível em: www.cicuitoliberdade.mg.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2019 (adaptado). Partindo a pé do Museu Mineiro pelo trajeto mais curto até a próxima atração com tradução em Libras, serviço de alimentação e venda de livros, o leitor do mapa passará em frente ao(à) a) Escola de Design. b) Academia Mineira de Letras. c) Museu das Minas e do Metal. d) Espaço do Conhecimento UFMG. e) Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.