ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 26

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O lobo que não é mau
 
A primeira coisa a saber é que o guará não é, na verdade, um lobo. Embora seja o maior canídeo silvestre da América do Sul, sua espécie (Chrysocyon brachyurus) é de difícil classificação. Alguns cientistas dizem que é parente das raposas, outros, que é parente do cachorro-vinagre sul-americano. Mas, de lobo mesmo, ele não tem nada. Além disso, é um animal onívoro. Porém, em algumas regiões, a sua dieta chega a quase 70% de frutas, especialmente da lobeira, uma árvore típica das savanas brasileiras, que contribui para a saúde do animal, prevenindo um tipo de verminose que ataca os rins do guará.
O lobo-guará não é um animal perigoso ao homem. Não existe nenhum registro, em toda a história, de um guará que tenha atacado uma pessoa, mas, ainda assim, são vistos como “maléficos”. Por quê? Porque, em ambientes degradados, o lobo, para sobreviver, acaba atacando galinheiros ou comendo aves que são criadas soltas. Com a desculpa de “proteger sua criação”, pessoas com baixo nível de consciência ecológica acabam matando os animais.
Se não bastassem a matança e a destruição de ambientes naturais, o lobo-guará ainda apresenta grande índice de morte por atropelamento em estradas.
O fato é que o lobo-guará precisa de nós mais do que nunca na história.
FERRAREZI JR., C. Revista QShow, n. 20, nov. 2015 (adaptado)


Esse texto de divulgação científica utiliza como principal estratégia argumentativa a
a) sedução, mostrando o lado delicado e afetuoso do animal por meio da negação de seu nome popular.
b) comoção, relatando a perseguição que o animal sofre constantemente pelos fazendeiros com baixo grau de instrução.
c) intertextualidade, buscando contraponto numa famosa história infantil, confrontada com dados concretos e fatos históricos.
d) chantagem, modificando a verdadeira índole do lobo-guará para proteger as criações de animais domésticos em áreas degradadas.
e) intimidação, explorando os efeitos de sentido desencadeados pelo uso de palavras como “matança”, “perigoso”, “degradados” e “atacando”.
Esta questão recebeu 122 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 35
Tiranos de nós mesmos: a servidão voluntária na ...
Base dudow 2000 – Questão 19
About the cartoon above, it is correct to say: a) The Chinese food is better than the American food. b) The whole family lives in China. c) The food they'll eat comes from China. d) The hard economic times are caused by China. e) The thanksgiving is given by a Chinese father.
UNESP 2012 – Questão 11
Compare o conteúdo das frases a seguir com o que o eu-poemático afirma no poema. I. A notícia da morte do pai chegou por telefone. II. O falecimento foi informado pela primogênita. III. A morte do pai provocou reminiscências da infância. IV. Apesar de não ter sido um bom pai, o filho perdoa e sente saudades. As frases que correspondem ao que é efetivamente expresso no poema estão contidas apenas em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 17
A atração inicial entre Rita e Jerônimo não acontece na cena descrita. Segundo o texto, pode-se inferir que ela se relaciona com a) uma dose de parati. b) a cama de Rita. c) uma xícara de café. d) o perfume de Rita. e) o olhar de Rita.
UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 2
Para responder à questão de número seguinte, considere inicialmente algumas informações sobre Educação Física. ...