ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 26

Linguagens / Português
O lobo que não é mau
 
A primeira coisa a saber é que o guará não é, na verdade, um lobo. Embora seja o maior canídeo silvestre da América do Sul, sua espécie (Chrysocyon brachyurus) é de difícil classificação. Alguns cientistas dizem que é parente das raposas, outros, que é parente do cachorro-vinagre sul-americano. Mas, de lobo mesmo, ele não tem nada. Além disso, é um animal onívoro. Porém, em algumas regiões, a sua dieta chega a quase 70% de frutas, especialmente da lobeira, uma árvore típica das savanas brasileiras, que contribui para a saúde do animal, prevenindo um tipo de verminose que ataca os rins do guará.
O lobo-guará não é um animal perigoso ao homem. Não existe nenhum registro, em toda a história, de um guará que tenha atacado uma pessoa, mas, ainda assim, são vistos como “maléficos”. Por quê? Porque, em ambientes degradados, o lobo, para sobreviver, acaba atacando galinheiros ou comendo aves que são criadas soltas. Com a desculpa de “proteger sua criação”, pessoas com baixo nível de consciência ecológica acabam matando os animais.
Se não bastassem a matança e a destruição de ambientes naturais, o lobo-guará ainda apresenta grande índice de morte por atropelamento em estradas.
O fato é que o lobo-guará precisa de nós mais do que nunca na história.
FERRAREZI JR., C. Revista QShow, n. 20, nov. 2015 (adaptado)


Esse texto de divulgação científica utiliza como principal estratégia argumentativa a
a) sedução, mostrando o lado delicado e afetuoso do animal por meio da negação de seu nome popular.
b) comoção, relatando a perseguição que o animal sofre constantemente pelos fazendeiros com baixo grau de instrução.
c) intertextualidade, buscando contraponto numa famosa história infantil, confrontada com dados concretos e fatos históricos.
d) chantagem, modificando a verdadeira índole do lobo-guará para proteger as criações de animais domésticos em áreas degradadas.
e) intimidação, explorando os efeitos de sentido desencadeados pelo uso de palavras como “matança”, “perigoso”, “degradados” e “atacando”.
Esta questão recebeu 15 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2018 – Questão 64
Disponível em http://www.psyche.com.br/taxonomy/term/4. Acessado em 02/06/2017.) ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 87
O escravo tinha de prover diretamente ao senhor e a si próprio no ganho de rua. Do ganho dependia inclusive sua chance de comprar a liberdade. O próprio ganho vinha muitas vezes de fontes ocultas, do batuque, da capoeira, da adivinhação. Não...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 25
Como se apresentam os atos de ler e escrever no contexto dos canais de chat da internet? O próprio nome que designa estes espaços no meio virtual elucida que os leitores-escritores ali estão empenhados em efetivar uma conversação. Porém, não...
UNESP 2016 – Questão 11
“Como seria morto, rogou à doninha que poupasse sua vida.” (1° parágrafo). Em relação à oração que a sucede, a oração destacada tem sentido de: a) proporção b) comparação c) consequência d) causa e) finalidade
Base dudow 2000 – Questão 70
A relação de ideias estabelecidas entre os períodos do trecho: “O lucro é decorrência do bom relacionamento com o consumidor. É bom lembrar: um consumidor satisfeito é um cliente fiel.” Pode ser explicitada por meio de um conectivo: a) porque b) onde c) porém d) por isso e) enquanto