ENEM PPL Humanas e Natureza 2011 – Questão 35

Ciências Humanas / História
Os dados do recenseamento geral do Brasil de 1991 parecem confirmar a tendência ao movimento que, nos anos de 1970, já se vinha registrando, com o aumento do número de cidades médias. Os municípios com população entre 200 mil e 500 mil habitantes passam de 33 para 85, em 1991.
Santos, M. A Urbanização Brasileira.
São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O aumento do número de cidades médias, retratado pelo autor Milton Santos, ainda persiste nos dias atuais no território brasileiro. Uma justificativa para este fato seria:
a) A chegada de multinacionais na região amazônica com a criação da Zona Franca de Manaus, no início dos anos de 1970. 
b) O processo de criação de novas cidades planejadas no interior do país, baseadas em uma economia extrativista mineral.
c) A expansão do agronegócio nas regiões litorâneas do país, como no caso da cana-de-açúcar e do cacau no litoral nordestino. 
d) O processo de desconcentração das atividades econômicas como a indústria e a agricultura intensiva para áreas do interior do país.
e) A desconcentração das atividades industriais e agropecuárias, que se concentravam na porção central do país e hoje atingem áreas litorâneas. 
Esta questão recebeu 115 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2008 – Questão 1
Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome é democracia, pois a administração serve aos interesses da maioria e não de...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 50
Uma privatização do espaço maior do que aquela proporcionada pelo quarto evidencia-se cada vez mais nos séculos XVII e XVIII. Como as ruelles [espaço entre a cama e a parede],as alcovas são espaços além do leito, longe da porta que dá acesso...
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 36
​ ...
UNESP 2010 – Questão 39
A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 35
Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da...