ENEM PPL Humanas e Natureza 2010 – Questão 30

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Política Externa
Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. Lopez precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente não venceria nunca. 
LYNCH, J. As Repúblicas do Prata: da independência à Guerra do Paraguai. BETHELL, Leslie (Org.) História da América Latina: da independência até 1870, v. III. SãoPaulo: EDUSP, 2004.
 
A Guerra do Paraguai teve consequências políticas importantes para o Brasil, pois
a) Representou a afirmação do Exército Brasileiro como um ator político de primeira ordem.
b) confirmou a conquista da hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina.
c) concretizou a emancipação dos escravos negros.
d) incentivou a adoção de um regime constitucional monárquico.
e) solucionou a crise financeira, em razão das indenizações recebidas.​
Esta questão recebeu 247 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 8
Leia os textos II e III e responda à questão. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 57
“Guerra do Paraguai” ou “Guerra da Tríplice Aliança”? Não só os nomes variam. Até hoje essa guerra, que causou um forte impacto nas relações entre as partes diretamente envolvidas – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai –, é...
Base dudow 2000 – Questão 40
A urina e as fezes dos moradores, recolhidas durante a noite, eram transportadas de manhã para serem despejadas no mar por escravos que carregavam grandes tonéis de esgoto nas costas. Durante o percurso, parte do conteúdo desses tonéis, repleto...
UERJ 2011 – Questão 51
...
Base dudow 2000 – Questão 12
O governo republicano apoiaria os grupos dominantes nos Estados, enquanto estes, em troca, apoiariam a política do presidente. Esse arranjo, concebido por Campos Sales, ficou conhecido como: a) Política dos governadores. b) Encilhamento. c) Plano de Metas. d) Café com leite. e) Civilismo.