ENEM PPL Humanas e Natureza 2009 – Questão 45

Ciências da Natureza / Física / Fundamentos da Ondulatória / Ondas
A medida da velocidade de um veículo, utilizando radar, baseia-se no fato de que as ondas emitidas pelo radar e detectadas após serem refletidas pelo veículo em movimento têm frequências diferentes. Esse fenômeno é denominado Efeito Doppler.
A onda refletida pelo veículo citada no texto é uma 
a) onda mecânica e se propaga com a velocidade do som.
b) onda eletromagnética e se propaga com a velocidade da luz.
c) onda mecânica e tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente.
d) onda eletromagnética que tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente.
e) onda eletromagnética que, devido à sua alta frequência, se propaga com velocidade maior que a velocidade da luz.
Esta questão recebeu 207 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2011 – Questão 100
A figura mostra dois pulsos que se movimentam em sentidos contrários, um em direção ao outro sobre a mesma corda, que pode ser considerada ideal. No momento em que houver sobreposição total, a disposição esperada para os pontos da corda estará melhor indicada por a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 14
Podemos observar um movimento harmônico simples sempre que: a) deixamos cair uma pedra do alto de um prédio; b) lançamos uma caixa de fósforos sobre uma mesa horizontal e áspera; c) alongamos lentamente uma mola elástica; d) projetamos um movimento balístico no plano horizontal; e) projetamos um movimento circular e uniforme sobre um diâmetro qualquer da circunferência.
Base dudow 2000 – Questão 62
Um mergulhador alcançou a marca de 62 metros de profundidade. Sabendo que g = 9,8 m/s2, densidade da água igual a 1 000 kg/m3 e a pressão atmosférica igual a 760 mmHg, qual a pressão (medir em atm´s) exercida no limite dessa profundidade? (1 atm = 105 Pa). a) o dobro da atmosférica b) a pressão atmosférica c) nenhuma, pois a pressão se anula por efeito da água d) aproximadamente seis pressões atmosféricas e) aproximadamente sete pressões atmosféricas
Base dudow 2000 – Questão 44
Qual será o alcance de um projétil lançado obliquamente com velocidade 200 m/s, sabendo-se que o ângulo formado entre ele e a horizontal é de 30º ? Adotar g= 10m/s2. a) 1000√3 m. b) 1000√2 m. c) 2000√3 m. d) 2000√2 m. e) 2000 m.
UFSJ Física 2012 – Questão 8
Pedro, de massa m = 100 kg, sobe por uma corda de massa desprezível, que passa por uma roldana presa ao teto, sem atrito, e tem presa na outra extremidade uma caixa de massa 150 kg. Considerando a aceleração da gravidade como sendo igual a 10 m/s2, é CORRETO afirmar que o módulo da aceleração mínima que Pedro deveria ter para levantar a caixa do solo é de a) 2 m/s2 b) 10 m/s2 c) 5 m/s2 d) - 2 m/s2