ENEM Natureza e Matemática 2018 – Questão 103

Ciências da Natureza / Física
Talvez você já tenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar um canudo imerso no suco e outro do lado de fora do líquido, fazendo a sucção simultaneamente em ambos, você terá dificuldade em bebê-lo.
Essa dificuldade ocorre porque o(a)
a) força necessária para a sucção do ar e do suco simultaneamente dobra de valor.
b) densidade do ar é menor que a do suco, portanto, o volume de ar aspirado é muito maior que o volume de suco.
c) velocidade com que o suco sobe deve ser constante nos dois canudos, o que é impossível com um dos canudos de fora.
d) peso da coluna de suco é consideravelmente maior que o peso da coluna de ar, o que dificulta a sucção do líquido.
e) pressão no interior da boca assume praticamente o mesmo valor daquela que atua sobre o suco.
Esta questão recebeu 153 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Natureza e Matemática 2020 – Questão 125
A composição de um dos refrigerantes mais ácidos mundialmente consumido é mantida em segredo pelos seus produtores. Existe uma grande especulação em torno da "fórmula"dessa bebida, a qual envolve algumas das seguintes substâncias: A substância presente nesse refrigerante, responsável pelo seu acentuado caráter ácido, é a a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 55
A palha de aço, um material de baixo custo e vida útil pequena, utilizada para lavar louças, é um emaranhado de fios leves e finos que servem para a remoção por atrito dos resíduos aderidos aos objetos. A propriedade do aço que justifica o aspecto físico descrito no texto é a a) ductilidade. b) maleabilidade. c) densidade baixa. d) condutividade elétrica. e) condutividade térmica.
Base dudow 2000 – Questão 31
A força de atração gravitacional ente dois astros tem módulo igual a F. Se as massas dos dois astros fossem duplicadas, qual seria o módulo da força de atração gravitacional entre eles, considerando constante a distância que o separa? a) F. b) 2F. c) 4F. d) F/2. e) F/4.
UEL 2009 – Questão 37
A conservação de alimentos pelo frio é uma das técnicas mais utilizadas no dia-a-dia, podendo ocorrer pelos processos de refrigeração ou de congelamento, conforme o tipo de alimento e o tempo de conservação desejado. ...
Base dudow 2000 – Questão 41
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como os bacilos da tuberculose. Sobre o microscópio composto, é CORRETO afirmar que é um instrumento de: a) aproximação, formado por duas lentes convergentes. b) aproximação, formado por duas lentes divergentes. c) aproximação, formado por uma lente convergente e outra divergente. d) aumento, formado por duas lentes convergentes. e) aumento, formado por duas lentes divergentes.