ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 121

Linguagens / Português
A emergência da sociedade da informação está associada a um conjunto de profundas transformações ocorridas desde as últimas duas décadas do século XX. Tais mudanças ocorrem em dimensões distintas da vida humana em sociedade, as quais interagem de maneira sinérgica e confluem para projetar a informação e o conhecimento como elementos estratégicos, dos pontos de vista econômico-produtivo, político e sociocultural.
A sociedade da informação caracteriza-se pela crescente utilização de técnicas de transmissão, armazenamento de dados e informações a baixo custo, acompanhadas por inovações organizacionais. sociais e legais. Ainda que tenha surgido motivada por um conjunto de transformações na base técnico-científica, ela se investe de um significado bem mais abrangente.
LEGEY, L.·R; ALBAGLI, 5. Disponível em: wwwdgz.org.br.
Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).
 
O mundo contemporâneo tem sido caracterizado pela crescente utilização das novas tecnologias e pelo acesso à informação cada vez mais facilitado. De acordo com o texto, a sociedade da informação corresponde a uma mudança na organização social porque
a) representa uma alternativa para a melhoria da qualidade de vida.
b) associa informações obtidas instantaneamente por todos e em qualquer parte do mundo.
c) propõe uma comunicação mais rápida e barata, contribuindo para a intensificação do comércio.
d) propicia a interação entre as pessoas por meio de redes sociais.
e) representa um modelo em que a informação é utilizada intensamente nos vários setores da vida.
Esta questão recebeu 87 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 2
No trecho — uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. —, contribuição tem como referência a) o Brasil, em geral. b) fechamento para o almoço. c) Central Geral de Maracutaia. d) a opinião do autor. e) a Prefeitura de São Paulo.
FUVEST 2011 – Questão 81
No terceiro parágrafo do texto, a expressão que indica, de modo mais evidente, o distanciamento social do segundo interlocutor em relação às pessoas a que se refere é a) “disposição para o trabalho”. b) “vibração empreendedora”. c) “feição muito particular”. d) “saindo para trabalhar”. e) “dessa gente”.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 28
As línguas silenciadas do Brasil ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 22
TEXTO I ...
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 155
No início de janeiro de um determinado ano, uma família decidiu economizar para as férias de julho daquele ano, guardando uma quantia por mês. Eles decidiram que, em janeiro, guardariam R$ 300,00 e, a partir de fevereiro, guardariam, a cada mês, 20% a mais do que no mês anterior. Qual foi o total economizado (em real) no primeiro semestre do ano. abandonando, por arredondamento, possíveis casas decimais nesse resultado? a) 1 800,00. b) 2 100,00. c) 2 160,00. d) 2 978,00. e) 3 874,00.