ENEM Linguagens e Matemática 2014 – Questão 112

Linguagens / Português
Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente. De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:
a) Maracatu e ciranda.
b) Carimbó e baião.
c) Choro e samba.
d) Chula e siriri.
e) Xote e frevo.
Esta questão recebeu 543 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2005 – Questão 10
A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a(s) a) relações pessoais e o avanço tecnológico. b) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos. c) inclusão digital e a modernização das empresas. d) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado. e) revolução informática e a exclusão digital.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 23
O solo A morte do cisne, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o último voo de um cisne antes de morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino...
FAMERP 2018 – Questão 1
Segundo o jornalista, o telespectador típico a) tem dificuldade para entender a Era Vargas. b) é imaturo. c) é capaz de entender qualquer explicação. d) evita mudar de canal. e) busca informações históricas ao acaso.
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 42
Física com a boca ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 117
Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora, passou a uma distância insignificante ― em termos cósmicos ― da Terra, pouco mais do dobro da distância que nos separa da Lua. Segundo os cálculos...