ENEM Linguagens e Matemática 2013 – Questão 109

Linguagens / Português
Jogar limpo
Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física – ou não física. Não física, dois pontos.
Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa – e cangoteira – sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas – formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico.
Língua Portuguesa. São Paulo, ano 5,
n. 66. abr. 2011 (adaptado).
 
No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado
a) enfatiza a metáfora de que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de argumentar.
b) diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturas presentes no enunciado.
c) é um recurso estilístico que promove satisfatoriamente a sequenciação de ideias, introduzindo apostos exemplificativos.
d) ilustra a flexibilidade na estruturação do gênero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem conotativa.
e) prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolver explicitamente o raciocínio a partir de argumentos.
Esta questão recebeu 340 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 44
As críticas _________ está sujeito o trabalho do jornalista o auxiliam e fortificam a sua crença _________ ainda pode melhorar muito. a) A que - em que b) Que - que c) De que - em que d) Que - de que e) Em que - que
Base dudow 2000 – Questão 6
O vocábulo transmitindo apresenta, em sua estrutura, os seguintes elementos mórficos: a) o radical transmit. , a vogal temática i, o tema transmiti e a desinência modo-temporal ndo. b) o radical transmiti e o prefixo ndo. c) o radical transmiti, a vogal temática i e a desinência modo-temporal ndo. d) o radical transmit, a vogal temática i, e a desinência modo-temporal ndo. e) o radical transm, a vogal temática i, a consoante de ligação t.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 166
Com o intuito de tentar prever a data e o valor do reajuste do próximo salário mínimo, José primeiramente observou o quadro dos reajustes do salário mínimo de abril de 2000 até fevereiro de 2009, mostrada a seguir. ...
Base dudow 2000 – Questão 3
Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal a) Alguém me disse que tu amas novamente. b) Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pôr-se a salvo. c) Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com a maior dignidade possível. d) Diria-te toda a verdade, se dissesses-me por que te perseguiam. e) Nada nos foi informado sobre a realização dos exames finais.
Base dudow 2000 – Questão 44
A infidelidade às promessas feitas tornou-o desacreditado perante os amigos. Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função sintática do termo destacado no período acima. a) Convém convidá-lo à participação nos projetos. b) Os professores entregaram, satisfeitos, os prêmios aos alunos. c) Todos se admiraram da coragem do menino. d) Ele sentiu necessidade de apoio do grupo. e) A felicidade dos colegas contagiava o ambiente escolar.