ENEM Linguagens e Matemática 2013 – Questão 109
Linguagens / Português
Esta questão recebeu 394 comentários
Veja outras questões semelhantes:
UERJ 2012 – Questão 15
O final do texto expressa uma reflexão do escritor acerca do poder da sua escrita, a partir da menção a uma princesa e a um povo. Essa menção sugere, principalmente, que o escritor deseja que suas palavras tenham o poder de:
a) desfazer as ilusões antigas
b) permear as classes sociais
c) ajudar as pessoas discriminadas
d) abolir as hierarquias tradicionaisUNICAMP 2016 – Questão 41
Em relação ao trecho “E ainda colocou em uso termos como ‘empodimento’, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: ‘Pode [fazer tal coisa], Tião?’ Seguida da resposta certeira: ‘Pode, pode tudo’”, é correto afirmar:
...UFABC 2006 - 2007 – Questão 51
... mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra.
No contexto em que se encontra, a oração em negrito estabelece a relação de sentido de:
a) comparação.
b) modo.
c) causa.
d) condição.
e) concessão.Base dudow 2000 – Questão 26
"Tenho consciência DE QUE CUMPRI O MEU DEVER"
A oração em destaque é:
a) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal
b) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
c) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
d) Oração Subordinada Substantiva Apositiva
e) Oração Subordinada Substantiva Predicativa FUVEST 2006 – Questão 20
O valor sintático-semântico do vocábulo sublinhado no trecho “Há os outros, (...) que mal se deram”, corresponde ao do mesmo termo em:
a) Vou aceitar o cargo, apesar de falar mal o português.
b) Meu livro foi mal acolhido pelos críticos de plantão.
c) Mal sabia eu o que me esperava atrás daquela porta.
d) Em público, ela mal olha para mim.
e) Mal entrei em casa, o telefone tocou.