ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 124

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
​SE NO INVERNO É DIFÍCIL ACORDAR, IMAGINE DORMIR.
Com a chegada do inverno, muitas pessoas perdem o sono. São milhões de necessitados que lutam contra a fome e o frio. Para vencer esta batalha, eles precisam de você. Deposite qualquer quantia. Você ajuda milhares de pessoas a terem uma boa noite e dorme com a consciência tranquila.
Veja. 05 set. 1999 (adaptado)
 
O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto.
a) a oposição entre individual e coletivo, trazendo um  ideário populista para o anúncio.
b) a utilização de tratamento informal com o leitor, o  que suaviza a seriedade do problema.
c) o emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.
d) o uso dos numerais "milhares" e "milhões", responsável pela supervalorização das condições dos necessitados.
e) o jogo de palavras entre "acordar" e "dormir", o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.
Esta questão recebeu 179 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 163
Pesquisas indicam que o número de bactérias X é duplicado a cada quarto de hora. Um aluno resolveu fazer uma observação para verificar a veracidade dessa afirmação. Ele usou uma população Inicial de 105 bactérias X e encerrou a observação...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 94
Disponível em: http://brukota-zinic.com. Acesso em: 3 ago. 2012. A campanha desse pôster, direcionada aos croatas, tem como propósito a) alertar os cidadãos sobre a lei em vigor contra a discriminação. b) conscientizar sobre as consequências do preconceito na sociedade. c) reduzir os prejuízos causados por motoristas alcoolizadas. d) fazer uma crítica à falta de habilidade das mulheres ao volante. e) evitar os acidentes de trânsito envolvendo mulheres.
Base dudow 2000 – Questão 36
Assinale a opção em que a colocação do pronome átono está incorreta: a) O resultado da prova agradou-lhe. b) Darei-te uma nova oportunidade. c) Não lhe quero mostrar o livro. d) Nunca lhe podemos contar a verdade. e) Ninguém deve aborrecer-nos durante a prova.
Base dudow 2000 – Questão 40
Marque a frase que encerra um erro de concordância nominal: a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. b) Ela chegou com o rosto e as mãos feridas. c) Decorrido um ano e alguns meses, lá voltamos. d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos. e) Ela comprou dois vestidos cinza.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 134
Texto I ...