ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 111

Linguagens / Português EF / Semântica / Gêneros Textuais
No capricho
O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: "Que tal? gosta desse quadro?"
E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: "Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-mel-livre, mais horrível que briga de cego no escuro."
Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: "É a minha mãe." E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linda: "Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.” 
BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, nº62, 2004 (adaptado)
 
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero:
a) anedota, pelo enredo e humor característicos.
b) crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
c) depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
d) relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 159
Especialistas do Instituto Internacional de Águas de Estocolmo estimam que cada pessoa necessita de, no mínimo, 1.000 m3 de água por ano, para consumo, higiene e cultivo de alimentos. Sabe-se, também, que o Rio ...
ENEM 2004 – Questão 22
O jivaro ...
Base dudow 2000 – Questão 65
Flores me são os teus lábios. Qual é o tipo de predicado desta oração? a) Nominal. b) Verbal. c) Verbo-nominal. d) Não há predicado. e) Há dois predicados.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 19
“No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas.” A forma encontrada por ela para atingir esse objetivo foi a) assumir plenamente a organização de um lar. b) dar espaço real à sua íntima desordem. c) esquecer sua juventude anterior, sua doença de vida. d) plantar sementes, mesmo que árvores não crescessem. e) ficar sozinha à tarde para recuperar suas forças.
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 126
Maria Diamba ...