ENEM Linguagens e Matemática 2010 – Questão 136

Matemática / Porcentagem / Definição - Porcentagem
Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte.
 
 
Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas, dessa, vez, utilizando 40% do espaço dela. Uma representação possível para essa segunda situação é
a)

b)

c)

d)

e)
Esta questão recebeu 522 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 149
Uma torneira gotejando diariamente é responsável por grandes desperdícios de água. Observe o gráfico que indica o desperdício de uma torneira: Se y representa o desperdício de água, em litros, e x representa o tempo, em dias, a relação entre x e y é a) y= 2x b) y= 12x c) y= 60x d) y= 60x + 1 e) y = 80x + 50
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 106
As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 100
Um objetivo para um número cada vez maior de empresas é realizar negócios eletronicamente com outras empresas, e, em especial, com fornecedores e clientes. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 137
Observando-se cada linha da sequência de números no quadro acima, a sequência numérica adequada para ocupar a última linha do quadro, da esquerda para a direita, respeitando-se o padrão sugerido é a) b) c) d) e)
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 93
SCLIAR, Carlos. Soldados no Front. Xilografia s/ papel, 32,7 x 21,9 cm.Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/menuLateral.asp?op=8#. Acesso em: 01 maio. 2009. ...