ENEM Linguagens e Humanas 2022 – Questão 11

Linguagens / Português
Ora, sempre que surge uma nova técnica, ela quer demonstrar que revogará as regras e coerções que presidiram o nascimento de todas as outras invenções do passado. Ela se pretende orgulhosa e única. Como se a nova técnica carreasse com ela, automaticamente, para seus novos usuários, uma propensão natural a fazer economia de qualquer aprendizagem. Como se ela se preparasse para varrer tudo que a precedeu, ao mesmo tempo transformando em analfabetos todos os que ousassem repeli-la.
Fui testemunha dessa mudança ao longo de toda a minha vida. Ao passo que, na realidade, é o contrário que acontece. Cada nova técnica exige uma longa iniciação numa nova linguagem, ainda mais longa na medida em que nosso espírito é formatado pela utilização das linguagens que precederam o nascimento da recém-chegada.
ECO, U.; CARRIÈRE, J.-C. Não contem com o fim do livro.
Rio de Janeiro: Record, 2010 (adaptado).


O texto revela que, quando a sociedade promove o desenvolvimento de uma nova técnica, o que mais impacta seus usuários é a
a) dificuldade na apropriação da nova linguagem.
b) valorização da utilização da nova tecnologia.
c) recorrência das mudanças tecnológicas.
d) suplantação imediata dos conhecimentos prévios.
e) rapidez no aprendizado do manuseio das novas invenções.
Esta questão recebeu 43 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2007 – Questão 64
“‘Muito!’, disse quando alguém lhe perguntou se gostara de um certo quadro.” Se a pergunta a que se refere o trecho fosse apresentada em discurso direto, a forma verbal correspondente a “gostara” seria a) gostasse. b) gostava. c) gostou. d) gostará. e) gostaria.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 96
Para o Mano Caetano ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 124
​SE NO INVERNO É DIFÍCIL ACORDAR, IMAGINE DORMIR. ...
Base dudow 2000 – Questão 32
Assinale a alternativa em que a palavra apresente um hiato: a) arrogância b) distinguia c) mão d) lazeira e) transportou
UERJ 2013 – Questão 15
Mas, se existirem exageros, eles não deverão ser criticados como tal. (l. 22-23) ...