ENEM Linguagens e Humanas 2021 – Questão 76

Ciências Humanas / História
    Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.
VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII.
Lisboa: Estampa, 1995.

O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)
a) senhores feudais.
b) movimentos heréticos.
c) integrantes das Cruzadas.
d) corporações de ofícios.
e)  universidades medievais.
Esta questão recebeu 327 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2001 – Questão 58
O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 43
A viagem ...
UNESP 2009 – Questão 56
Leia os seguintes trechos do poema Vozes d’África, escrito por Castro Alves em 1868, e assinale a alternativa que os interpreta corretamente. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 43
D-SALETE. M Cumbe São Paulo: Veneta. 2018. p. 10-11 (adaptado) A sequência dos quadrinhos conjuga lirismo e violência ao a) sugerir a impossibilidade de manutenção dos afetos. b) revelar os corpos marcados pela brutalidade colonial. c) representar o abatimento diante da desumanidade vivida. d) acentuar a resistência identitária dos povos escravizados. e) expor os sujeitos alijados de sua ancestralidade pelo exílio.
UNESP (julho) 2006 – Questão 57
O fechamento da Constituinte em 1823 e a Confederação do Equador em 1824 são aspectos de uma luta política que se estendeu por todo o primeiro reinado. Essa luta política consistia na oposição das elites a) do centro-sul ao regime monárquico. b) rurais ao absolutismo de D. Pedro I. c) do nordeste ao federalismo. d) à influência britânica sobre o Imperador. e) urbanas ao liberalismo de D. Pedro I.