ENEM Linguagens e Humanas 2021 – Questão 14

Linguagens / Português
A crise dos refugiados imortalizada para sempre no
fundo do mar
TAYLOR, J. C. A balsa de Lampedusa. Instalação.
Museu Atlântico, Lanzarote, Canárias, 2016 (detalhe).

    A balsa de Lampedusa, nome da obra do artista britânico Jason de Caires Taylor, é uma das instalações criadas por ele para compor o acervo do primeiro museu submarino da Europa, o Museu Atlântico, localizado em Lanzarote, uma das ilhas do arquipélago das Canárias.
    Lampedusa é o nome da ilha italiana onde a grande maioria dos refugiados que saem da África ou de países como Síria, Líbano e Iraque tenta chegar para conseguir asilo no continente europeu.
    As esculturas do Museu Atlântico ficam a 14 metros de profundidade nas águas cristalinas de Lanzarote.
    Na balsa, estão dez pessoas. Todas têm no rosto a expressão do abandono. Entre elas, há algumas crianças. Uma delas, uma menina debruçada sobre a beira do bote, olha sem esperança o horizonte. A imagem é tão forte que dispensa qualquer palavra. Exatamente o papel da arte.
Disponível em: http://conexaoplanela.com.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).

Além de apresentar ao público a obra A balsa de Lampedusa, essa reportagem cumpre, paralelamente, a função de chamar a atenção para
a) a ilha de Lanzarote, localizada no arquipélago das Canárias, com vocação para o turismo.
b) as muitas vidas perdidas nas travessias marítimas em embarcações precárias ao longo dos séculos.
c) a inovação relativa à construção de um museu no fundo do mar, que só pode ser visitado por mergulhadores.
d) a construção do museu submarino como um memorial para as centenas de imigrantes mortos nas travessias pelo mar.
e) a arte como perpetuadora de episódios marcantes da humanidade que têm de ser relembrados para que não tornem a acontecer.
 
Esta questão recebeu 125 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2021 – Questão 68
Ao substituir a pessoa verbal utilizada para se referir ao substantivo “palavras” pela 3.ª pessoa do plural, os verbos dos versos “sois de vento, ides no vento,” (v. 4) / “Perdão podíeis ter sido!” (v. 12)! / “Éreis um sopro na aragem...”(v. 20) seriam conjugados conforme apresentado na alternativa: a) são, vão, podiam, eram. b) seriam, iriam, podiam, serão. c) eram, foram, poderiam, seriam. d) são, vão, poderiam, eram. e) eram, iriam, podiam, seriam
Base dudow 2000 – Questão 61
Leia o trecho abaixo para responder a questão: ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 6
Nas duas ocorrências, as aspas indicam que as expressões incorporadas ao texto a) não pertencem ao autor. b) são coloquialismos. c) estão livres de ambiguidade. d) não são de uso corrente. e) constituem neologismos.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 68
Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das...
FUVEST 2007 – Questão 69
A expressão sublinhada no trecho “...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por a) desde que. b) contanto que. c) uma vez que. d) a não ser que. e) se bem que.