ENEM Linguagens e Humanas 2021 – Questão 10

Linguagens / Português
Intenso e original, Son of Saul retrata horror
do holocausto
 
    Centenas de filmes sobre o holocausto já foram produzidos em diversos países do mundo, mas nenhum é tão intenso como o húngaro Son of Saul, do estreante em longa-metragens László Nemes, vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes.
    Ao contrário da grande maioria das produções do gênero, que costuma oferecer uma variedade de informações didáticas e não raro cruza diferentes pontos de vista sobre o horror do campo de concentração, o filme acompanha apenas um personagem.
     Ele é Saul (Géza Rõhrig), um dos encarregados de conduzir as execuções de judeus como ele que, por um dia e meio, luta obsessivamente para que um menino já morto — que pode ou não ser seu filho — tenha um enterro digno e não seja simplesmente incinerado.
     O acompanhamento da jornada desse prisioneiro é no sentido mais literal que o cinema pode proporcionar: a câmera está o tempo todo com o personagem, seja por sobre seus ombros, seja com um dose em primeiro plano ou em sua visão subjetiva. O que se passa ao seu redor é secundário, muitas vezes desfocado.
     Saul percorre diferentes divisões de Auschwitz à procura de um rabino que possa conduzir o enterro da criança, e por isso pouco se envolve nos planos de fuga que os companheiros tramam e, quando o faz, geralmente atrapalha. “Você abandonou os vivos para cuidar de um morto”, acusa um deles.
     O longa já está sendo apontado como o grande favorito ao Oscar de filme estrangeiro. Se levar a estatueta, certamente não faltará quem diga que a Academia tem uma preferência por quem aborda a 2a Guerra. Por mais que exista uma dose de verdade na afirmação, premiar uma abordagem tão ousada e radical como Son of Saul não deixaria de ser um passo à frente dos votantes.
Carta Capital, n. 873, 22 out. 7015.

A resenha é, normalmente, um texto de base argumentativa. Na resenha do filme Son of Saul, o trecho da sequência argumentativa que se constitui como opinião implícita é
a) “[...] do estreante em longa-metragens László Nemes, vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes”.
b) “Ele é Saul (Géza Rõhrig), um dos encarregados de conduzir as execuções de judeus [...]
c) “[...] a câmera está o tempo todo com o personagem, seja por sobre seus ombros, seja com um dose [...]”.
d) “Saul percorre diferentes divisões de Auschwitz à procura de um rabino que possa conduzir o enterro da criança
e)  “[...] premiar uma abordagem tão ousada e radical como Son of Saul não deixaria de ser um passo à frente dos votantes”.
Esta questão recebeu 41 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 42
Nos trechos “(...) numa homenagem também aos salgueirenses que, no Carnaval de 1967, entraram pelo cano...” e “(...) deslumbram, saboreiam, de Madureira à Gávea, na unidade do prazer desencadeado...”, assinale a alternativa que indica a função sintática de adjunto adverbial dos termos que, entre vírgulas, exprimem circunstância de: a) tempo / lugar b) tempo / modo c) lugar / assunto d) companhia / tempo e) intensidade / lugar
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 104
E-mail com hora programada ...
UFPR 2014 – Questão 45
O autor usa algumas metáforas para se expressar. Qual delas poderia ser parafraseada pela metáfora “cobrir o sol com a peneira”? a) Tem de limpar as feridas para facilitar a cicatrização. b) O estopim foram o aumento do ônibus e a reação truculenta da polícia. c) Não adianta dourar a pílula, na espera de um Brasil que nunca chega. d) Na esteira do protesto inicial, vieram as demandas concretas. e) Boa parte das manifestações se dá por contágio.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 78
Considerando-se que a distância entre o local onde os destroços do avião foram avistados e a cidade de Perth é de 2 cm, a escala aproximada dessa representação cartográfica é: a) 1 : 12 500. b) 1 : 125 000. c) 1 : 1 250 000. d) 1 : 12 500 000. e) 1 : 125 000 000.
FAMERP 2018 – Questão 1
Segundo o jornalista, o telespectador típico a) tem dificuldade para entender a Era Vargas. b) é imaturo. c) é capaz de entender qualquer explicação. d) evita mudar de canal. e) busca informações históricas ao acaso.