ENEM Linguagens e Humanas 2021 – Questão 10

Linguagens / Português
Intenso e original, Son of Saul retrata horror
do holocausto
 
    Centenas de filmes sobre o holocausto já foram produzidos em diversos países do mundo, mas nenhum é tão intenso como o húngaro Son of Saul, do estreante em longa-metragens László Nemes, vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes.
    Ao contrário da grande maioria das produções do gênero, que costuma oferecer uma variedade de informações didáticas e não raro cruza diferentes pontos de vista sobre o horror do campo de concentração, o filme acompanha apenas um personagem.
     Ele é Saul (Géza Rõhrig), um dos encarregados de conduzir as execuções de judeus como ele que, por um dia e meio, luta obsessivamente para que um menino já morto — que pode ou não ser seu filho — tenha um enterro digno e não seja simplesmente incinerado.
     O acompanhamento da jornada desse prisioneiro é no sentido mais literal que o cinema pode proporcionar: a câmera está o tempo todo com o personagem, seja por sobre seus ombros, seja com um dose em primeiro plano ou em sua visão subjetiva. O que se passa ao seu redor é secundário, muitas vezes desfocado.
     Saul percorre diferentes divisões de Auschwitz à procura de um rabino que possa conduzir o enterro da criança, e por isso pouco se envolve nos planos de fuga que os companheiros tramam e, quando o faz, geralmente atrapalha. “Você abandonou os vivos para cuidar de um morto”, acusa um deles.
     O longa já está sendo apontado como o grande favorito ao Oscar de filme estrangeiro. Se levar a estatueta, certamente não faltará quem diga que a Academia tem uma preferência por quem aborda a 2a Guerra. Por mais que exista uma dose de verdade na afirmação, premiar uma abordagem tão ousada e radical como Son of Saul não deixaria de ser um passo à frente dos votantes.
Carta Capital, n. 873, 22 out. 7015.

A resenha é, normalmente, um texto de base argumentativa. Na resenha do filme Son of Saul, o trecho da sequência argumentativa que se constitui como opinião implícita é
a) “[...] do estreante em longa-metragens László Nemes, vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes”.
b) “Ele é Saul (Géza Rõhrig), um dos encarregados de conduzir as execuções de judeus [...]
c) “[...] a câmera está o tempo todo com o personagem, seja por sobre seus ombros, seja com um dose [...]”.
d) “Saul percorre diferentes divisões de Auschwitz à procura de um rabino que possa conduzir o enterro da criança
e)  “[...] premiar uma abordagem tão ousada e radical como Son of Saul não deixaria de ser um passo à frente dos votantes”.
Esta questão recebeu 165 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 83
Assinale a única alternativa em que haja erro no emprego dos pronomes: a) Vossa Excelência e seus convidados. b) Mandou-me embora mais cedo. c) Vou estar consigo amanhã. d) Vós e vossa família estais convidado para a festa. e) Deixei-o encarregado da turma.
UNESP (julho) 2014 – Questão 18
No último parágrafo, ao afirmar que é preciso repensar a didática, opina a autora que a) as bases da didática devem passar por um processo de análise e crítica. b) o aluno é capaz de aprender sozinho muito mais do que lhe ensinam. c) a didática deve ser completamente abandonada, por estar ultrapassada. d) o melhor método de ensino é aquele que se fundamenta na improvisação. e) é preciso criar técnicas mais eficazes para o aluno estudar em casa.
Base dudow 2000 – Questão 30
...ela foi por muitos séculos tão rica e poderosa que (...) muitos acreditavam que Ubar, na verdade, não passava de uma lenda.... Só tivemos certeza de que estávamos na pista certa... As palavras destacadas anteriormente exprimem, respectivamente, as circunstâncias de: a) Intensidade, afirmação e exclusão; b) Designação, intensidade e modo; c) Tempo, dúvida e inclusão; d) Modo, afirmação e tempo; e) Realce, dúvida e intensidade;
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 120
TEXTO I ...
UNESP 2013 – Questão 22
O anúncio 2 refere-se a) a um incentivo para anúncios mais iluminados. b) a uma empresa de eletricidade chamada Wisely. c) a um incentivo ao uso de lâmpadas fluorescentes. d) ao uso mais consciente de energia elétrica. e) à falta de iluminação suficiente em locais públicos.