ENEM Linguagens e Humanas 2019 – Questão 16

Linguagens / Português
TEXTO I
 
Estratos
Na passagem de uma língua para outra, algo sempre permanece, mesmo que não haja ninguém para se lembrar desse algo. Pois um idioma retém em si mais memórias que os seus falantes e, como uma chapa mineral marcada por camadas de uma história mais antiga do que aquela dos seres viventes, inevitavelmente carrega em si a impressão das eras pelas quais passou. Se as “línguas são arquivos da história”, elas carecem de livros de registro e catálagos. Aquilo que contêm pode apenas ser consultado em parte, fornecendo ao pesquisador menos os elementos de uma biografia do que um estudo geológico de uma sedimentação realizada em um período sem começo ou sem fim definido.
HELLER-ROAZEN, D. Ecolalias: sobre o esquecimento das línguas. Campinas: Unicamp, 2010.
 


 
TEXTO II
Na reflexão gramatical dos séculos XVI e XVII, a influência árabe aparece pontualmente, e se reveste sobretudo de item bélico fundamental na atribuição de rudeza aos idiomas português e castelhano por seus respectivos detratores. Parecer com o árabe, assim, é uma acusação de dessemelhança com o latim.
SOUZA, M. P. Linguística histórica.
Campinas: Unicamp, 2006.

 
Relacionando-se as ideias dos textos a respeito da história e memória das línguas, quanto à formação da língua portuguesa, constata-se que
a) a presença de elementos de outras línguas no português foi historicamente avaliada como um índice de riqueza.
b) o estudioso da língua pode identificar com precisão os elementos deixados por outras línguas na transformação da língua portuguesa.
c) o português é o resultado da influência de outras línguas no passado e carrega marcas delas em suas múltiplas camadas.
d) o árabe e o latim estão na formação escolar e na memória dos falantes brasileiros.
e) a influência de outras línguas no português ocorreu de maneira uniforme ao longo da história.
Esta questão recebeu 437 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 7
"A linguagem poética inverte essa relação, pois, vindo a se tornar, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo." (ref.7) O vocábulo destacado estabelece uma relação de sentido com o que está enunciado antes. Essa relação de sentido pode ser definida como: a) explicação b) finalidade c) conformidade d) simultaneidade
UNESP (julho) 2014 – Questão 18
No último parágrafo, ao afirmar que é preciso repensar a didática, opina a autora que a) as bases da didática devem passar por um processo de análise e crítica. b) o aluno é capaz de aprender sozinho muito mais do que lhe ensinam. c) a didática deve ser completamente abandonada, por estar ultrapassada. d) o melhor método de ensino é aquele que se fundamenta na improvisação. e) é preciso criar técnicas mais eficazes para o aluno estudar em casa.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 104
Por volta do ano de 700 a.C., ocorreu um importante invento na Grécia: o alfabeto. Com isso, tornou-se possível o preenchimento da lacuna entre o discurso oral e o escrito. Esse momento histórico foi preparado ao longo de aproximadamente três mil...
UERJ 2016 – Questão 1
O curioso deste “dicionário infantil” é como as crianças definem o mundo através daquilo que os adultos já não conseguem perceber. ...
ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 9
ROSSETTI. C Disponível em: www carolrossetti com br Acesso em: 13 maio 2015 (adaptado) A padronização da beleza e sua divulgação na mídia levam as mulheres e garotas a recorrerem a extremos para alcançar esse padrão. De acordo com o texto, a busca de um padrão ideal leva ao(à) a) satisfação pessoal. b) perda da identidade. c) adequação a um modelo. d) investimento na autoestima.