ENEM Linguagens e Humanas 2018 – Questão 8

Linguagens / Português
O trabalho não era penoso: colar rótulos, meter vidros em caixas, etiquetá-las, selá-las, envolvé-las em papel celofane, branco, verde, azul, conforme o produto, separá-las em dúzias... Era fastidioso. Para passar mais rapidamente as oito horas havia o remédio: conversar. Era proibido, mas quem ia atrás de proibições? O patrão vinha? Vinha o encarregado do serviço? Calavam o bico, aplicavam-se ao trabalho. Mal viravam as costas, voltavam a taramelar. As mãos não paravam, as línguas não paravam. Nessas conversas intermináveis, de linguagem solta e assuntos crus, Leniza se completou. Isabela, Afonsina, Idália, Jurete, Deolinda – foram mestras. O mundo acabou de se desvendar. Leniza perdeu o tom ingênuo que ainda podia ter. Ganhou um jogar de corpo que convida, um quebrar de olhos que promete tudo, à toa, gratuitamente.Modificou-se o timbre de sua voz. Ficou mais quente. A própria inteligência se transformou. Tornou-se mais aguda, mais trepidamente.
REBELO. M. A estrela sobe.
Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
 
O romance, de 1939, trazer à cena tipos e situações que espelham o Rio de Janeiro daquela década. No fragmento, o narrador delineia esse contexto centrado no
a) julgamento da mulher fora do espaço doméstico.
b) relato sobre as condições de trabalho no Estado Novo.
c) destaque a grupos populares na condição de protagonistas.
d) processo de inclusão do palavrão nos hábitos de linguagem.
e) vínculo entre as transformações urbanas e os papéis femininos.
Esta questão recebeu 175 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 55
"Não faças versos sobre acontecimentos. / Não há criação na morte perante a poesia / Diante dela, a vida é um sol estático, / Não aquece nem ilumina." Uma das constantes na obra poética de Drummond é: a) Louvação do homem social. b) Negativismo absoluto. c) violação e desintegração da palavra. d) questionamento da própria poesia. e) Melancolia frente aos obstáculos da vida.
Base dudow 2000 – Questão 61
Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas? a) caderno b) chapéu c) flores d) livro e) disco
Base dudow 2000 – Questão 21
As rosas do tempo ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 23
Filha do compositor Paulo Leminski lança disco com suas canções ...
ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 26
QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes. 2000. Conhecido pela forte crítica social em suas tirinhas, nesse texto. Quino tem como objetivo a) promover a reflexão sobre as prioridades das pessoas. b) demonstrar o estresse dos adultos com as notícias. c) discutir a importância de bons árbitros de futebol. d) denunciar a violência nos jogos de futebol.