ENEM Humanas 2012 – Questão 7

Ciências Humanas / História / Absolutismo e Iluminismo / O Absolutismo Francês
(Charge anônima. BURKE, P. A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.)
 
Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra
a) a humanidade do rei, pois retrata um homem comum,  sem os adornos próprios à vestimenta real.
b) a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.
c) o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.
d) o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
e) a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.
Esta questão recebeu 140 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 44
Disponível em: www.acontecendoaqui.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018. Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que a) a família que adota é mais feliz. b) a adoção tardia é muito positiva. c) as famílias preferem adotar bebês. d) a adoção de adolescentes é mais simples. e) os filhos adotivos são companheiros dos pais.
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 20
Destak, nov. 2015 (adaptado). A imagem da caneta de tinta vermelha, associada às frases do cartaz, é utilizada na campanha para mostrar ao possível doador que a) a doação de sangue faz bem à saúde. b) a linha da vida é fina como o traço de caneta. c) a atitude de doar sangue é muito importante. d) a caneta vermelha representa a atitude do doador. e) a reserva do banco de sangue está chegando ao fim.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 63
O processo de modernização da agricultura brasileira resultou em profundas modificações nas relações sociais, no mundo do trabalho e da produção. Mas a modernização teve também como consequência, num modelo social perverso como o nosso,...
UNICAMP 2013 – Questão 2
Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 60
Suponha que uma doença desconhecida esteja dizimando um rebanho bovino de uma cidade e alguns veterinários tenham conseguido isolar o agente causador da doença, verificando que se trata de um ser unicelular e procarionte. Para combater a doença, os veterinários devem administrar, nos bovinos contaminados, a) vacinas b) antivirais c) fungicidas d) vermífugos e) antibióticos