ENEM Humanas e Natureza 2015 – Questão 35

Ciências Humanas / História
Em sociedade de origens tão nitidamente personalistas como a nossa, é compreensível que os simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre os mais decisivos. As agregações e relações pessoais, embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas entre facções, entre famílias, entre regionalismos, faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma acentuação singularmente enérgica do afetivo, do irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo:
Cia. das Letras, 1995.
 
Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se, segundo a análise do historiador, na
a) rigidez das normas jurídicas.
b) prevalência dos interesses privados.
c) solidez da organização institucional.
d) legitimidade das ações burocráticas.
e) estabilidade das estruturas políticas. 
Esta questão recebeu 129 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2011 – Questão 52
Com base no texto, na teoria de Habermas e considerando as implicações éticas envolvidas nas disputas entre atletas, assinale a alternativa correta. ...
ENEM 2001 – Questão 5
O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão “sustança” expressos nos quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a a) rejeição / alimentos básicos. b) discriminação / força de trabalho. c) falta de compreensão / matérias-primas. d) preconceito / vestuário. e) legitimidade / sobrevivência.
FAMERP 2015 – Questão 43
Entre as principais características do mercantilismo, podemos citar ...
Base dudow 2000 – Questão 30
O Iluminismo, como movimento intelectual do século XVIII, representou: a) Afirmação das idéias revolucionárias da burguesia. b) Renascer do pensamento clássico grecoromano. c) Revolução ideológica da aristocracia. d) Expansão do pensamento religioso. e) Fortalecimento do Estado Absolutista.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 3
Planejada ainda na Ditadura, a hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior do mundo, virou um retrato do dilema a respeito do futuro do Brasil. Para crescer, gerar empregos e reduzir a alarmante desigualdade social, o país precisará de...