ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 31

Linguagens / Português
TEXTO I
A planta de Belo Horizonte
 
   Foi muito grande o contraste entre a nova capital e as antigas vilas coloniais mineiras,nascidas das necessidades das populações do século XVIII, que se desenvolveram sem nenhum planejamento. A futura capital seria inovadora, moderna e progressista. Assim, o projeto urbanístico que o engenheiro paraense Aarão Reis elaborou para Belo Horizonte causou curiosidade e entusiasmo.
   É digno de atenção observar os nomes que foram dados às ruas de Belo Horizonte:estados brasileiros, tribos indígenas, rios etc. Mencioná-los era uma verdadeira aula de estudos sociais. Era, inclusive, uma forma de ensinar a população, ainda carente de ensino formal.
Disponível em: www.descubraminas.com.br.
Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).
 
 
TEXTO II
Ruas da cidade
 
Guaicurus, Caetés, Goitacazes
Tupinambás, Aimorés
Todos no chão
 
Guajajaras, Tamoios, Tapuias
Todos Timbiras, Tupis
Todos no chão
 
A parede das ruas não devolveu
Os abismos que se rolou
Horizonte perdido no meio da selva
Cresceu o arraial, arraial
 
Passa bonde, passa boiada
Passa trator, avião
Ruas e reis
 
Guajajaras, Tamoios, Tapuias
Tupinambás, Aimorés
Todos no chão
 
A cidade plantou no coração
Tantos nomes de quem morreu
Horizonte perdido no meio da selva
Cresceu o arraial, arraial
 
A parede das ruas não devolveu
Os abismos que se rolou
Horizonte perdido no meio da selva
BORGES, L.; BORGES, M. In: NASCIMENTO, M.
Clube da esquina 2. Rio de Janeiro: EMI, 1978 (fragmento).
 
Os textos abordam a preservação da memória e da identidade nacional, presente na nomeação das ruas belorizontinas. Quais versos do Texto II contestam o projeto arquitetônico descrito no Texto I?
a) “Guaicurus, Caetés, Goitacazes” / “Tupinambás, Aimorés”.
b) “A parede das ruas não devolveu” / “Os abismos que se rolou”.
c)  “Passa bonde, passa boiada” “Passa trator, avião” / “Ruas e reis”.
d) “A cidade plantou no coração” / “Tantos nomes de quem morreu”.
e) “Horizonte perdido no meio da selva” / “Cresceu o arraial, arraial”.
Esta questão recebeu 64 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 19
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase  apresentada. ...... sendo ...... ao diretor os documentos ...... à inscrição para o concurso. a) Estão - entregues - relativo b) Está - entregues - relativos c) Está - entregue - relativo d) Estão - entregues - relativos e) Estão - entregue - relativos
UFABC 2006 - 2007 – Questão 31
Observe o emprego das palavras em destaque nos seguintes contextos: ...no lugar onde se construía a grande cidade. Entregavam-lhe revistas... ...até um mapa, nele mostravam os pontos em que ora e ora se estava... Essas palavras podem ser correta e respectivamente substituídas por: a) em que; a ele; no qual. b) em que; no; em que. c) no qual; a ele; em cujo. d) em cujo; o; no qual. e) no qual; no; no que.
UFPR 2017 – Questão 4
Considere a estrutura “daquela em que estamos imersos” (ref.1) e compare-a com as seguintes: 1. o espaço ___ que moramos ... 2. a organização ____ que confiamos ... 3. a cidade ___ que almejamos ... 4. os problemas ____ que constatamos nos relatórios... Tendo em vista as normas da língua culta, a preposição “em” deveria preencher a lacuna em: a) 1 apenas. b) 1 e 2 apenas. c) 2 e 3 apenas. d) 1, 3 e 4 apenas. e) 2, 3 e 4 apenas.
Base dudow 2000 – Questão 37
Indique a opção que preenche corretamente todas as lacunas das frases. I – Na última ___________ do grêmio, o orador foi brilhante. II – Comprei os livros na ______________ de brinquedos. III – Solicitamos ao diretor a ___________ de duas salas. a) Sessão, seção, cessão. b) Seção, cessão, sessão. c) Cessão, seção, sessão. d) Sessão, cessão, seção. e) Seção, sessão, cessão.
UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 10
Assinale a alternativa que contém palavras que, no texto de Machado, retomam termos de uma frase anterior, promovendo a coesão do texto. a) primeiro, segunda. b) casa, ritual. c) precipitávamos, cerimônias. d) doce, gulodice. e) dividirmos, alterávamos.