ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 20

Linguagens / Literatura
  Ao lado da indústria da moda, a do rock é o melhor exemplo da vendabilidade elástica do passado cultural, com suas reciclagens regulares de sua própria história na forma de retomadas e releituras, retornos e versões cover. Nos últimos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias acelerou e, de certa maneira, democratizou esse processo a ponto de permitir que as evidências culturais do rock sejam fisicamente desmanteladas e remontadas como pastiche e colagem, com mais rapidez e falta de controle do que em qualquer época.
CONNOR, S.Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo.
São Paulo: Loyola, 1989.
 
O rock personifica o paradoxo da cultura de massas (pós-moderna), visto que seu alcance e influência globais, combinados com a sua tolerância, criam uma
a) subversão ao sistema cultural vigente.
b) identificação de pluralidade de estilos e mídias.
c) homogeneização dos ritmos nas novas criações.
d) desvinculação identitária nos hábitos de escuta.
e) formação de confluência de métodos e pensamento.
Esta questão recebeu 212 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2015 – Questão 29
Atente para o excerto, considerando-o no contexto da obra a que pertence. Nele, figura, primeiramente, o bilhete enviado a Brás Cubas por Virgília, na ocasião em que se torna patente que o marido da dama suspeita de suas relações adúlteras....
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 22
Leia o texto de Gil Vicente. ...
Base dudow 2000 – Questão 46
É evidente a presença da cultura trovadoresca nos nossos dias, haja vista que: ...
Base dudow 2000 – Questão 1
O Parnasianismo brasileiro foi um movimento. a) Poético do final do século XIX e início do século XX. b) Lítero-musical do final do século XVIII e início do século XIX. c) Poético do final do século XVIII e início do século XIX. d) Teatral do final do século XX. e) Lítero-musical do início do século XX.
Base dudow 2000 – Questão 33
O autor de Memórias de um Sargento de Milícias é considerado prosador independente, pois, tendo vivido cronologicamente no período do Romantismo, portou-se literariamente como um realista. É ele: a) Tobias Barreto; b) Alfredo D’Escragnolle Taunay; c) José de Alencar; d) Castro Alves; e) Manuel Antônio de Almeida.