ENEM 3 Linguagens e Matemática 2014 – Questão 128

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
José tinha um verso do poeta morto tatuado na barriga, logo abaixo do umbigo. Um dia, a família viva do poeta morto viu José refestelando-se na areia da praia, com o tal verso bem à vista, logo acima da sunga amarela. Horrorizada com o acinte, a família o processou. Era um inequívoco oferecimento da obra ao conhecimento público — e num local de frequência coletiva. A família ganhou a causa e a tatuagem, que hoje está emoldurada na grande sala de estar, logo acima do sofá vermelho.
 
STIGGER, V. Disponível em: http://culturaebarbarie.org. Acesso em: 28 jul. 2012.


No texto, o verso tatuado no corpo de José é reivindicado pelos herdeiros do poeta, que não aceitam sua exposição pública. Nesse sentido, o texto tem como objetivo
a) abordar a questão dos limites dos direitos autorais.
b) fazer uma reflexão sobre as diversas formas de circulação do texto poético.
c) explicar que a poesia pertence à coletividade e não à família herdeira do poeta.
d) evidenciar a perda do caráter sagrado da poesia, ao mencionar a localização da tatuagem.
e) chamar atenção do leitor para as políticas de divulgação de obras literárias. 
Esta questão recebeu 20 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2010 – Questão 6
Não estaríamos mais sós. O uso do tempo verbal em que se encontra o vocábulo grifado se justifica porque se trata de: a) processo habitual b) conclusão pontual c) situação hipotética d) acontecimento passado
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 43
Disponível em: www.facebook.comlminsaude. ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 11
DAHMER. A. Disponível em: www.malvados.com.br Acesso em: 15 maio 2013. ...
Base dudow 2000 – Questão 60
A correlação entre os tempos verbais está correta em: a) Se Pedro Segundo viesse aqui com história, eu botaria ele na cadeia. b) Se Pedro Segundo vem aqui com história, eu botava ele na cadeia. c) Se Pedro Segundo viesse aqui com história, eu boto ele na cadeia. d) Se Pedro Segundo vinha aqui com história, eu botara ele na cadeia. e) Se Pedro Segundo vier aqui com história, eu terei botado ele na cadeia.
UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 5
Assinale a alternativa que, no texto, apresenta a palavra ou expressão em itálico em uso figurado: a) Não é o mesmo caso de “facto” e “fato”, que têm significações diferentes ( … ) b) ( … ) com boa vontade, podemos compreender a insistência dos portugueses ( … ) c) ( … ) um dos temas recorrentes da instituição é a feitura definitiva do vocabulário ( … ) d) Cristão-novo nesta questão ( … ) e) Num país imenso como o nosso ( … )