ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 134

Linguagens / Português
Da corrida de submarino à
festa de aniversário no trem
 
Leitores fazem sugestões
para o Museu das Invenções Cariocas
 
“Falar ‘caraca!’ a cada surpresa ou acontecimento que vemos, bons ou ruins, é invenção do carioca, como também o ‘vacilão’.”
“Cariocas inventam um vocabulário próprio”. “Dizer ‘merrmão’ e ‘é merrmo’ para um amigo pode até doer um pouco no ouvido, mas é tipicamente carioca.”
“Pedir um ‘choro’ ao garçom é invenção carioca.” “Chamar um quase desconhecido de ‘querido’ é um carinho inventado pelo carioca para tratar bem quem ainda não se conhece direito.”
“O ‘ele é um querido’ é uma forma mais feminina de
elogiar quem já é conhecido.”
SANTOS, J. F. Disponível em: www.oglobo.globo.com.
Acesso em: 6 mar. 2013 (adaptado).
 
Entre as sugestões apresentadas para o Museu das Invenções Cariocas, destaca-se o variado repertório linguístico empregado pelos falantes cariocas nas diferentes situações específicas de uso social. A respeito desse repertório, atesta-se o(a)
a) desobediência à norma-padrão, requerida em ambientes urbanos.
b) inadequação linguística das expressões cariocas às situações sociais apresentadas.
c) reconhecimento da variação linguística, segundo o grau de escolaridade dos falantes.
d) identificação de usos linguísticos próprios da tradição cultural carioca.
e) variabilidade no linguajar carioca em razão da faixa etária dos falantes.
Esta questão recebeu 393 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 33
Para responder a esta questão, considere os versos: Eu quero morrer de noite Bem longe, numa tocaia... Eu quero morrer de açoite Dos bordados da sua saia... Jorge Amado, Terras do sem-fim Os trechos destacados exprimem, respectivamente, circunstâncias de: a) meio / lugar / modo b) modo / lugar / meio c) tempo / modo / tempo d) modo / modo / meio e) tempo / lugar / meio
ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 22
Disponível em: www.segtransito.com.br. Acesso em: 12 ago. 2014 (adaptado). A propaganda, normalmente, busca vender um produto. Essa dirige-se ao leitor para a) descrever os efeitos nocivos do álcool. b) alertar sobre o perigo de beber e dirigir. c) divulgar hábitos dos motoristas brasileiros. d) apresentar o pacto pela redução de acidentes.
UNESP 2012 – Questão 56
Uma mãe canadense defendeu a decisão tomada por ela e por seu marido de manter em segredo o sexo de seu filho mais novo, para dar à criança a oportunidade de desenvolver a sua identidade sexual por conta própria. A decisão tomada por Kathy...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 106
As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 125
​O novo boca a boca ...