ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 19

Linguagens / Português
“São tantas formas de matar um preto
Que para alguns sua morte é justificada
Devia tá fazendo coisa errada
Se não era bandido, um dia ia ser
Por ser PRETO sua morte é defendida
O PRETO sempre merece morrer”.

A estrofe acima é do poeta e educador social Baticum Proletário, que atua na periferia de Fortaleza, no Ceará, preparando jovens — em quase sua totalidade negros — para enfrentar as dificuldades impostas pelo racismo estrutural no país.
É a partir da arte que Baticum consegue envolver a juventude em um projeto de fortalecimento dessa população ao promover batalhas de rimas, slams e saraus com temáticas que discutem os problemas sociais. Não por acaso, o tema mais explorado nas rimas, versos e prosas é a violência. De acordo com o mais recente Atlas da violência, em 2019, os negros representaram 77% das vítimas de homicídios, quase 30 assassinatos por 100 mil habitantes, a maioria deles jovens.
O Atlas revela ainda que um negro tem quase 2,7 vezes mais chance de ser morto do que um branco, o que justifica o movimento de resistência crescente no Brasil.
MENDONÇA, F. Disponível em: www.cartacapital.com.br.
Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).


O uso de citação e de dados estatísticos nesse texto temo objetivo de
a) ressaltar a importância da poesia para denunciar a morte de negros, que cresce a cada dia.
b)  destacar o crescimento exponencial da temática do preconceito na produção literária no Brasil.
c) demonstrar o incremento no quantitativo de expressões artísticas na discussão de problemas sociais.
d) evidenciar argumentos que reforçam a ideia de que os negros são vítimas em potencial da violência.
e) salientar o aumento da participação de jovens nos movimentos de resistência na área da cultura.
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2012 – Questão 56
Uma mãe canadense defendeu a decisão tomada por ela e por seu marido de manter em segredo o sexo de seu filho mais novo, para dar à criança a oportunidade de desenvolver a sua identidade sexual por conta própria. A decisão tomada por Kathy...
UNESP 2013 – Questão 7
Entre as frases, extraídas do texto, aponte a que consiste num raciocínio fundamentado na percepção de uma contradição: a) Tenho conforto aqui, e todos me consideram. b) As mulheres livres ficam em casa. De certo modo são mais escravas do que nós. c) É bom pentear teus cabelos: meus dedos adquirem o som e a luz que eles têm. d) Os filósofos são sempre criaturas cheias demais de palavras... e) Xantós é extraordinariamente inteligente...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 11
Uma língua, múltiplos falares ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 104
Não tem tradução ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 31
Com essa postagem, o enunciador busca a) divulgar dispositivos legais criados para ajudar no combate a um crime. b) manifestar adesão a uma lei voltada para coibir a prática de um delito. c) incentivar o cidadão a obter informação sobre uma lei por vias informais. d) tornar pública uma lei voltada à criação de perfis nas salas de bate-papo. e) alertar o público usuário de redes sociais sobre mudanças em uma lei vigente.