Base dudow 102 2000 – Questão 42

Ciências da Natureza / Física / Gravitação Universal / Campo Gravitacional na Superfície da Terra
No site  ww.agespacial.gov.br, da Agência Espacial Brasileira, aparece a seguinte informação: “O Centro de  lançamento de Alcântara (CLA) vem sendo construído desde a década de 1980 e está atualmente preparado para lançar foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites de pequeno porte. Localizado na costa do Nordeste brasileiro, próximo ao Equador, a posição geográfica do CLA aumenta as condições de segurança e permite menores custos de lançamento”. Um dos fatores determinantes dessa redução de custo deve-se a inércia do movimento de rotação da Terra. Graças a essa inércia, o veículo lançador consome menor energia para fazer com que o satélite adquira a sua velocidade orbital. Isso ocorre porque, nas proximidades do Equador, onde se encontra o CLA:
a) a velocidade tangencial da superfície da Terra é maior do que em outras latitudes.
b) a velocidade tangencial da superfície da Terra é menor do que em outras latitudes.
c) a velocidade tangencial da superfície da Terra é igual à velocidade orbital do satélite.
d) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é menor do que em outras latitudes
e) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é maior do que em outras latitudes.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 31
Os níveis de irradiância ultravioleta efetiva (IUV) indicam o risco de exposição ao sol para pessoas de pele do tipo II – pele de pigmentação clara. O tempo de exposição segura (TES) corresponde ao tempo de exposição aos raios solares sem...
Base dudow 2000 – Questão 59
A proposta de criação da ALCA visa estabelecer uma Área de Livre Comércio do Continente Americano. Entretanto, os Estados Unidos impõem restrições à negociação de centenas de produtos – coincidentes com os que o Brasil comercializa com...
Base dudow 2000 – Questão 4
Dados A (4, 5), B (1, 1) e C (x, 4), o valor de x para que o triângulo ABC seja retângulo em B é: a) 3. b) 2. c) 0. d) -3. e) -2.
Base dudow 2000 – Questão 61
Sobre a classificação dos seres vivos é correto afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 36
O principal propósito do texto é: a) suggest a very successful diet for people who need options. b) criticize dieters who will take up any dangerous diet to lose weight fast. c) introduce reasons for and against the Atkins diet by quoting two experts. d) analyze different eating plans and people's most frequent complaints against them. e) list the benefits of the Atkins diet in the short-term, despite its long-term consequences.