Base dudow 091 2000 – Questão 15

Linguagens / Literatura / Arcadismo / Caracterização - Arcadismo
Sobre o Arcadismo no Brasil, assinale a afirmativa incorreta.
a) Coincide, no plano histórico, com as rebeliões  nativistas, com o ciclo do ouro, com o apogeu de Minas Gerais e com o despotismo esclarecido do Marquês de Pombal.
b) Desenvolveram-se as poesias lírica, épica e satírica.
c) Marca o aparecimento do nativismo reivindicatório e do indianismo, ainda que o índio não seja em O Uraguai e Caramuru, tomado como símbolo da nacionalidade.
d) Passa a haver ressonância das obras no meio social, e a literatura passa a exprimir o descontentamento dos habitantes da Colônia em relação à Metrópole.
e) Houve nítido predomínio da prosa, surgindo à crônica, o conto e a novela.
 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 18
O mundo revivido ...
Base dudow 2000 – Questão 32
Pode-se afirmar que esse texto: a) não é literário, pois não é prosa nem poesia. b) é literário, pela linguagem coloquial e referencial. c) não é literário, pela presença de termos chulos, vulgares. d) é um misto de literário e não literário, próprio do texto contemporâneo. e) é literário, pelo trabalho estético e pelo efeito conotativo estabelecido.
ENEM 2008 – Questão 13
Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa em que o poeta se dirige ao seu interlocutor. a) “Torno a ver-vos, ó montes: o destino” (v. 1) b) “Aqui estou entre Almendro, entre Corino,” (v. 5) c) “Os meus fiéis, meus doces companheiros,” (v. 6) d) “Vendo correr os míseros vaqueiros” (v. 7) e) “Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto.” (v. 11)
UERJ 2012 – Questão 8
Memórias do cárcere, do romancista Graciliano Ramos, contam as desventuras do autor enquanto foi preso político no Presídio da Ilha Grande, em 1936. Apesar de ser um livro autobiográfico, o autor expõe, logo na abertura, as dificuldades de...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 14
Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casas populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é...