Base dudow 089 2000 – Questão 56

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Características - Realismo e Naturalismo
Assinale a opção cuja característica, pertencente ao Realismo-Naturalismo, não aparece no excerto.
"O tísico do número 7 há dias esperava o seu momento de morrer, estendido na cama, os olhos cravados no ar, a boca muito aberta, porque já lhe ia faltando o fôlego.
"Não tossia; apenas, de quando em quando, o esforço convulsivo para atravessar os pulmões desfeitos sacudia- lhe todo o corpo e arrancava-lhe da garganta uma ronqueira lúgubre, que lembrava o arrular ominoso dos pombos."

Das características a seguir, pertencentes ao Realismo-Naturalismo, apenas uma não aparece no excerto anterior. Assinale-a.
a) Animalização do homem.
b) Visão determinista e mecanicista do homem.
c) Patologismo.
d) Veracidade.
e) Retrato da realidade cotidiana.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 19
São dez cabeças; é muito pouco, é quase nada – São dez filinho, é muito pouco, é quase nada – É pequenina, é miudinha, é quase nada. ...
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 122
Capítulo LIV - A pêndula ...
ENEM 2008 – Questão 13
Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa em que o poeta se dirige ao seu interlocutor. a) “Torno a ver-vos, ó montes: o destino” (v. 1) b) “Aqui estou entre Almendro, entre Corino,” (v. 5) c) “Os meus fiéis, meus doces companheiros,” (v. 6) d) “Vendo correr os míseros vaqueiros” (v. 7) e) “Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto.” (v. 11)
Base dudow 2000 – Questão 7
A Semana de Arte Moderna, realizada em ______, ______, marca _______ do Modernismo no Brasil: a) 1917 - em São Paulo / o advento. b) 1920 - em São Paulo / a preparação. c) 1921 - no Rio de Janeiro / a consagração. d) 1922 - no Rio de Janeiro / o início. e) 1922 - em São Paulo / a oficialização.
Base dudow 2000 – Questão 18
Marque a alternativa INCORRETA a respeito do Humanismo: a) Época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. b) O teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo. c) Fernão Lopes é o grande cronista da época. d) Garcia de Resende coletou as poesias da época, publicadas em 1516 com o nome de Cancioneiro Geral. e) A Farsa de Inês Pereira é a obra de Gil Vicente cujo assunto é religiosa, desprovida de crítica social.