Base dudow 089 2000 – Questão 48

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
CAPÍTULO CII - DE CASADA
Imagina um relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador, de maneira que não se vissem as horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca.
1De quando em quando, 2tornávamos ao passado e 3divertíamo-nos em relembrar as nossas tristezas e calamidades, mas isso mesmo era um modo de não sairmos de nós. Assim 4vivemos novamente a nossa longa espera de namorados, os anos da adolescência, a denúncia 5que está nos primeiros capítulos, e ríamos de José Dias 6que conspirou a nossa desunião, e acabou festejando o nosso consórcio.
Machado de Assis, Dom Casmurro
Considerando o contexto geral do romance assinale a alternativa CORRETA.
a) A imagem do relógio concretiza o modo como o narrador vivia o tempo na citada semana: havia um trânsito incessante entre os fatos do passado e as expectativas do futuro.
b) Enquanto escrevia o livro, Bentinho rememorava com a amada os momentos significativos de suas vidas, em que se alternavam alegrias e sobressaltos.
c) O narrador-personagem descreve uma situação hipotética para justificar a sua impossibilidade de indicar qualquer referência temporal para os fatos vividos com Capitu.
d) Tem-se o relato de uma experiência que, envolvendo intensamente os amantes, produziu no narrador a sensação de tempo imobilizado.
e) Tem-se a indicação, por Dom Casmurro, das etapas de sua vida com Capitu que constituem seu relato, escrito naquela semana, para unir as duas pontas da vida.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 36
“Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos...
Base dudow 2000 – Questão 64
Segundo o texto, é possível afirmar que a narradora-personagem a) não é comedida em seus gastos, mas defende-se da contrapropaganda. b) pratica o consumo sustentável, ponderando suas reais necessidades. c) é sempre senhora de suas vontades, porém recorre à contrapropaganda. d) perde a noção de valor dos produtos, submetendo-se às leis do mercado. e) não é senhora de suas vontades, embora resista ao consumo compulsivo.
FGV Economia 2011 – Questão 125
Sobre os diminutivos presentes no texto, é correto afirmar que ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 28
A partir do início do fragmento selecionado, uma série de versos consecutivos vai caracterizando a personagem Geni numa mesma direção semântica e segundo uma mesma lógica, até que um determinado verso provoca uma ruptura significativa nessa trajetória, criando uma intensa oposição de sentido no poema. Esse verso está transcrito em a) Dá-se assim desde menina b) É a rainha dos detentos c) Ela é um poço de bondade d) Joga pedra na Geni e) Vive sempre a repetir
Base dudow 2000 – Questão 50
Por definição, um romance histórico é uma narrativa épica, em prosa, que exalta a ação heróica de um "santo-guerreiro", homem invencível e cristão, misturando elementos lendários, míticos, ou criados pela imaginação do autor, com cenários, fatos e personagens reais. Aponte qual dos romances abaixo pertence a este gênero. a) "Lendas e narrativas" b) "Amor de salvação" c) "As pupilas do senhor reitor" d) "Eurico, o Presbítero" e) "Os fidalgos da casa mourisca"