Base dudow 089 2000 – Questão 45

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Em 2008, o Brasil celebra a memória de Joaquim Maria Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, que morreu a cem anos, no dia 29 de setembro, já reconhecido como o maior escritor brasileiro. Revisitar a obra de Machado pensada em seu conjunto é redescobrir um dos estilos mais originais e modernos da literatura universal.
Esse texto é o último capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, obra que inaugura uma segunda etapa da produção de Machado.
 
Capítulo CLX - DAS NEGATIVAS
[...]Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplastro, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de dona Plácida, nem a semidemência de Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a esse outro lado do mistério achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas:
(Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis) 
Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada verdadeira com relação à obra de Machado de Assis.
a) Sua obra traz o ambiente do Rio de Janeiro do Segundo Reinado e dos primeiros anos da República, um período de muitas mudanças no cenário e na vida brasileira.
b) Machado ultrapassa os limites locais com sua invulgar agudeza na penetração da alma humana.
c) Um dos traços inovadores da técnica machadiana encontra-se na relação narrador-leitor.
d) Os personagens de muitos romances de Machado se distanciam da realidade e se voltam para si mesmos.
e) O narrador machadiano frequentemente interrompe a narrativa para referir-se ao próprio ato de narrar.
 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 7
A Semana de Arte Moderna, realizada em ______, ______, marca _______ do Modernismo no Brasil: a) 1917 - em São Paulo / o advento. b) 1920 - em São Paulo / a preparação. c) 1921 - no Rio de Janeiro / a consagração. d) 1922 - no Rio de Janeiro / o início. e) 1922 - em São Paulo / a oficialização.
Base dudow 2000 – Questão 6
AMOR DE SALVAÇÃO ...
FUVEST 2005 – Questão 9
No trecho acima, Brás Cubas reflete sobre a história de Dona Plácida, reconhecendo a extrema dureza de sua vida. No contexto do livro, esse reconhecimento revela que Brás Cubas, embora perceba com precisão o desamparo dos pobres, não faz mais...
Base dudow 2000 – Questão 69
Em um episódio de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o protagonista pergunta ao "preto que vergalhava outro na praça" (...) se aquele (...) "era escravo dele." A resposta afirmativa evidencia a relatividade das posições que o homem assume diante...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 34
Quebranto ...