Base dudow 089 2000 – Questão 45

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Em 2008, o Brasil celebra a memória de Joaquim Maria Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, que morreu a cem anos, no dia 29 de setembro, já reconhecido como o maior escritor brasileiro. Revisitar a obra de Machado pensada em seu conjunto é redescobrir um dos estilos mais originais e modernos da literatura universal.
Esse texto é o último capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, obra que inaugura uma segunda etapa da produção de Machado.
 
Capítulo CLX - DAS NEGATIVAS
[...]Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplastro, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de dona Plácida, nem a semidemência de Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a esse outro lado do mistério achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas:
(Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis) 
Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada verdadeira com relação à obra de Machado de Assis.
a) Sua obra traz o ambiente do Rio de Janeiro do Segundo Reinado e dos primeiros anos da República, um período de muitas mudanças no cenário e na vida brasileira.
b) Machado ultrapassa os limites locais com sua invulgar agudeza na penetração da alma humana.
c) Um dos traços inovadores da técnica machadiana encontra-se na relação narrador-leitor.
d) Os personagens de muitos romances de Machado se distanciam da realidade e se voltam para si mesmos.
e) O narrador machadiano frequentemente interrompe a narrativa para referir-se ao próprio ato de narrar.
 

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 15
As marcas linguísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são, respectivamente, a) verbos no presente e no passado; descritivo-narrativo. b) substantivos e adjetivos; descritivo-dissertativo. c) substantivos; narrativo-dissertativo. d) frases nominais; apenas narrativo. e) adjetivos substantivados; apenas descritivo.
Base dudow 2000 – Questão 17
Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788: a) Marília de Dirceu b) Vila Rica c) Fábula do Ribeirão do Carmo d) Cartas Chilenas e) O Uruguai
Base dudow 2000 – Questão 28
Observado o segundo parágrafo do texto, é CORRETO afirmar: ...
Base dudow 2000 – Questão 12
A produção de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão: a) do culto à natureza b) do cientificismo c) da arte pela arte d) do culto ao “bom selvagem” e) do mal do século
Base dudow 2000 – Questão 67
Neste poema, a palavra “adeus” reitera (completa) em cada definição : a) o tema do amor truncado; b) o vazio da paixão; c) a plenitude do desencontro; d) a intensidade patética do desentendimento; e) a confissão da fidelidade.