Base dudow 088 2000 – Questão 24

Linguagens / Literatura / Trovadorismo / Traços característicos Trovadorismo
"Bailemos agora, por Deus, ai velidas [formosas],
so [sob] aquestas [estas] avelaneiras frolidas [floridas]
e quem for velida, como nós velidas,
se amig'amar
so [sob] aquestas avelaneiras frolidas
verrá [virá] bailar!
Bailemos agora, por Deus, ai loadas [louvadas],
so aquestas avelaneiras granadas [em flor]
e quem for loada, como nós loadas,
se amig'amar
so [sob] aquestas avelaneiras granadas
verrá bailar!"
ZORRO, João. In: CARDOSO, Wilton; CUNHA, Celso. Estilística e Gramática Histórica. RJ:Tempo Brasileiro, 1978. p. 300.
 
Acerca do poema, é correto afirmar:
a) Trata-se de uma cantiga de amor de refrão, visto que o sujeito é feminino e o objeto, masculino.
b) Observa-se o acatamento às regras do amor cortês, sobretudo, no que diz respeito à vassalagem amorosa.
c) O cenário, extremamente convencional, indica a presença da cantiga de amor em que a natureza não se apresenta como amiga e confidente.
d) Embora haja uma caracterização da donzela como "velida" [formosa] e "loada" [louvada], o sentimento amoroso manifesta-se como "coita" de amor e amor infeliz.
e) Explora-se a temática da alegria de amar e de ser amada, ocorrendo relacionamento entre o sujeito e o objeto num plano de igualdade.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - Literatura 2010 – Questão 42
A coluna da esquerda, abaixo, apresenta quatro fragmentos de poemas da obra Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira; a da direita, comentários sobre três desses fragmentos. ...
Base dudow 2000 – Questão 25
Não é frequente no Simbolismo a utilização de a) metonímias, sinédoques, e mitologia b) sinestesias, aliterações e assonâncias c) uso de maiúsculas em situações incomuns d) vocábulos raros, arcaísmos e neologismos e) linguagem vaga, nebulosa e metáforas ousadas
Base dudow 2000 – Questão 32
A língua portuguesa não é falada: a) no arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira; b) em Gibraltar e nas Ilhas Canárias; c) no arquipélago de Cabo Verde, nas ilhas de São Tomé e Porto Príncipe, na Guiné-Bissau em Angola e em Moçambique; d) em Macau e em dialetos crioulos de Goa, Damão, Sri Lanka (ex-Ceilao), Java e Málaca; e) no Timor Leste, parte oriental da ilha de Timor, próxima da Oceania, mas que os mapas geopolíticos atuais incorporam ao Sudeste Asiático
Base dudow 2000 – Questão 27
A visão do mundo, nostálgica nos românticos, explica-se: a) Pelas inúmeras guerras havidas na época do Romantismo. b) Pela inadaptação aos valores absolutistas implantados pela monarquia brasileira. c) Pelo descontentamento da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia, que ainda não havia assumido ou que tivesse ficado à margem dele. d) Pela contemplação de um Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia. e) N.D.A.
FUVEST 2012 – Questão 44
Um traço cultural que decorre da presença da escravidão no Brasil e que está implícito nas considerações do narrador do excerto é a: a) desvalorização da mestiçagem brasileira. b) promoção da música a emblema da nação. c) desconsideração do valor do trabalho. d) crença na existência de um caráter nacional brasileiro. e) tendência ao antilusitanismo.