Base dudow 075 2000 – Questão 26

Ciências da Natureza / Química / Oxirredução / Agentes Oxidante e Redutor
O bafômetro é um aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool etílico na corrente sanguínea. A quantidade de álcool presente no ar expirado é proporcional a quantidade de álcool presente no sangue. Os bafômetros mais modernos funcionam com pilhas  de combustível, e a corrente elétrica é proporcional à quantidade de álcool que reage. As reações estão representadas pelas equações:
 
C2H6O + 4OH- → C2H4O2 + 3H2O + 4e-
O2 + 2H2O + 4e- → 4OH-
 
Em relação às reações  que ocorrem no bafômetro, é correto afirmar que:
a) o oxigênio reage no ânodo.
b) o álcool é o agente redutor.
c) o álcool reage no pólo positivo.
d) a redução ocorre no pólo negativo.
e) o fluxo de elétrons é do cátodo para o ânodo.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 20
Os sais minerais, encontrados nos mais variados alimentos, desempenham função importante na saúde do ...
FUVEST 2014 – Questão 34
Estudos recentes parecem indicar que o formato do olho humano e a visão são influenciados pela quantidade da substância X, sintetizada pelo organismo. A produção dessa substância é favorecida pela luz solar, e crianças que fazem poucas...
Base dudow 2000 – Questão 41
A notação indica: 36Fe56 a) Isótopo de ferro de número de massa 56. b) 26 átomos grama de ferro de número de massa 56. c) Um isóbaro de ferro de número de massa 56. d) Um isótono de ferro de número de massa 56. e) 26 átomos de ferro de número de massa 56.
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2022 – Questão 106
A penicilamina é um medicamento de uso oral utilizado no tratamento de várias doenças. Esse composto é excretado na urina, cujo pH se situa entre 5 e 7. A penicilamina, cuja fórmula estrutural plana está apresentada, possui três grupos funcionais que podem ser ionizados: Qual estrutura derivada da penicilamina é predominantemente encontrada na urina? a) b) c) d) e)
FUVEST 2007 – Questão 21
O cientista e escritor Oliver Sacks, em seu livro Tio Tungstênio, nos conta a seguinte passagem de sua infância: “Ler sobre [Humphry] Davy e seus experimentos estimulou-me a fazer diversos outros experimentos eletroquímicos... Devolvi o brilho...