Base dudow 072 2000 – Questão 49

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Carlos Drummond de Andrade
SENTIMENTAL
Ponho-me a escrever teu nome
Com letras de macarrão
No prato, a sopa esfria cheia de escamas 
E debruçados na mesa todos contemplam
Esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
Uma letra somente
Para acabar teu nome!
- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências este cartaz amarelo:
"Neste país é proibido sonhar."
(Carlos Drummond de Andrade)
 
Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que:
a) por meio dos versos "Ponho-me a escrever teu nome" (v.1) e "esse romântico trabalho" (v.5), o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos.
b) a linguagem essencialmente poética que constitui os versos "No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na mesa todos contemplam" (v. 3 e 4) confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista.
c) na primeira estrofe, o  poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente.
d) em "Eu estava sonhando..." (v. 10), o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo.
e) no verso "Neste país é proibido sonhar." (v.12), o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do "cartaz amarelo" (v.11) presente no local.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 30
A Casa de Vidro ...
FUVEST 2009 – Questão 24
Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar ...
UERJ 2011 – Questão 5
Não me animo a resolver esta questão psicológica, mas creio que ninguém contestará a influência das primeiras impressões. (ref.7) Ao final do texto o autor levanta uma questão, mas diz que não pode resolvê-la. Entretanto, a segunda parte da frase sugere que o autor tem uma resposta. Este é um conhecido processo retórico, pelo qual o autor adota o procedimento indicado em: a) criticar para negar b) negar para afirmar c) duvidar para justificar d) reconhecer para criticar
FUVEST 2007 – Questão 69
A expressão sublinhada no trecho “...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por a) desde que. b) contanto que. c) uma vez que. d) a não ser que. e) se bem que.
Base dudow 2000 – Questão 49
Considere a afirmativa: “Poeta e prosador, mentor de um importante período da literatura brasileira, intervindo com inquietude e gerando polêmica. Autor de Pauliceia Desvairada.” a) Oswald de Andrade – Modernismo b) Mário de Andrade – Modernismo c) Manuel Bandeira – Modernismo d) Victor Brecheret – Modernismo e) Ferreira Gullar - Concretismo