Base dudow 067 2000 – Questão 7

Ciências Humanas / História / A Colonização Portuguesa / Capitanias Hereditárias
 "O rei delimitou as vantagens da colonização, reservando para si o dízimo das colheitas e do pescado, o monopólio do comércio do pau-brasil, das especiarias e das drogas, o quinto das pedras e metais preciosos. O governo [...] não punha no negócio o seu capital, ao tempo escasso e comprometido em outras aventuras. Servia-se dos particulares-nobres e ricos, com suas clientelas e parentes sem cabedal acenando-lhes com a opulência e o lucro fácil [...]".
(FAORO, Raymundo. Os donos do poder. São Paulo: Globo, 1975.)
 
O texto refere-se:
a) à instalação do Governo Geral no Brasil, medida que se mostrou capaz de tornar as terras do nordeste brasileiro grande produtor de açúcar.
b) ao sistema administrativo conhecido como Capitanias Hereditárias, cujos instrumentos formais eram a Carta de Doação e o Foral.
c) à mudança político-administrativa verificada quando da transferência da Coroa Portuguesa para o Brasil, com a concessão de privilégios aos colonos para que aumentassem a produção e abastecessem a Corte.
d) à estratégia articulada por D. Pedro I para obter apoio dos colonos nobres e ricos, num momento em que seu governo enfrentava desgastes decorrentes da outorga da Carta de 1824.
e) Vinda da Família Real ao Brasil.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2011 – Questão 63
As convenções internacionais têm sido muito bem utilizadas como expressão de países com menor peso no sistema internacional. Em alguns casos, os documentos expressam vitórias importantes de países pobres, que conseguem salvaguardar parte de...
FGV Economia 2010 – Questão 54
(…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de...
PASUSP 2009 – Questão 50
A atual crise econômica mundial indica desaceleração, desemprego e recessão. As comparações com a Grande Depressão de 1929 a 1933 são inevitáveis. Entretanto, é necessário assinalar diferenças significativas, como a intervenção imediata...
Base dudow 2000 – Questão 54
“... a Revolução de 1789 não fez nada pelo operário: o camponês ganhou a terra, o operário está mais infeliz que outrora e os monarquistas têm razão quando afirmam que as antigas Corporações [de Ofício] protegiam melhor o trabalhador do...
FUVEST 2006 – Questão 40
Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Em ambas, os: a) camponeses sem terra lideraram sozinhos os movimentos. b) EUA enviaram tropas que lutaram e quase derrotaram os rebeldes. c) grupos socialistas iniciaram a luta armada, tornando hegemônicas suas idéias. d) revolucionários derrubaram governos autoritários e alcançaram a vitória. e) programas revolucionários foram cópias de movimentos europeus.