Base dudow 067 2000 – Questão 47

Ciências Humanas / História / Absolutismo e Iluminismo / Os Teóricos do Absolutismo
“(...) como é meu intento escrever coisa útil para os que se interessarem, pareceu-me mais conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se possa imaginar. E muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jornais foram reconhecidos como verdadeiros. (...)
Assim é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade.”
(Maquiavel. In: Aranha e Martins. p. 209)
 
A partir da leitura do texto, pode-se concluir que a principal contribuição do renascentista italiano Maquiavel, para pensamento moderno, consiste:
 
a) na elevação da ciência política à condição de autônoma, desvinculada dos princípios teológicos do cristianismo e da ética medieval.
b) na consolidação de conceitos morais que deveriam  nortear a ação piedosa e cristã dos príncipes europeus.
c) na afirmação de uma profunda crença no funcionamento das instituições democráticas no que diz respeito à separação dos poderes.
d) no desenvolvimento de justificativas ideológicas para a monarquia constitucional com base no “Direito Divino dos Reis”.
e) na critica às teorias relacionadas ao absolutismo monárquico, principalmente no que diz respeito à ausência de limites para a autoridade real.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 39
O Movimento das Nacionalidades traz em si a concepção de Nacionalismo e reafirma os princípios liberais aplicados à idéia de Nação. Ao ressaltar elos étnicos, linguísticos e culturais, criam o arcabouço ideológico de algumas unificações européias. Dos países unificados, no século XIX, destacam-se: a) a Itália e a Alemanha. b) a Rússia e a Inglaterra. c) a Áustria e a França. d) a Prússia e a Suíça. e) a Alemanha e Japão.
Base dudow 2000 – Questão 6
No interior do sistema de alianças que caracterizava a diplomacia dos conflitos entre as potências imperialistas no começo do século XX, a Inglaterra abandonou a política do "esplêndido isolamento" da era vitoriana (1837-1901), consolidando, através da Tríplice Entente, de 1907, sua aproximação com a) a Itália e a França. b) a Rússia e a Áustria. c) os Estados Unidos e a Rússia. d) a França e a Rússia. e) a Áustria e a Itália.
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 50
A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do...
ENEM 2001 – Questão 59
De acordo com reportagem sobre resultados recentes de estudos populacionais, ...
UNESP s. port 2007 – Questão 29
A área assinalada no mapa e identificada com o número 1 caracteriza-se pela ocorrência de grandes terremotos. ...