Base dudow 065 2000 – Questão 43

Ciências Humanas / História / A República da Espada / Marechal Deodoro da Fonseca (1891)
 A política econômica de Rui Barbosa foi inadequada ao contexto socioeconômico brasileiro. No início da República Velha, este "engano" estratégico da política do Encilhamento provocou inflação e muitas falências, tudo em nome do projeto de desenvolvimento industrial. O desastre desta política econômica ocorreu por que:
 
a) o Brasil possuía muitas reservas de capital, um mercado interno insuficiente para acompanhar o processo de industrialização e recebia estímulo de outras nações industrializadas.
b) embora  o Brasil não possuísse reservas de capital, tinha um mercado interno capaz de acompanhar o processo de industrialização, porém recebia pressão dos países industrializados, para evitar a concorrência.
c) não possuindo reservas de capital e apresentando um mercado interno insuficiente para acompanhar o processo de industrialização, o Brasil recebia pressão dos países industrializados para impedir a concorrência.
d) o Brasil não possuía reservas de capital, possuía um mercado interno apto para o consumo e produção agrícola e manufatureira, mas não recebia apoio dos países industrializados.
e) o Brasil possuía muitas reservas de capital, provenientes da economia cafeeira, o que desenvolveu o mercado interno e conquistou o apoio dos países industrializados e em vias de industrialização.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 50
Sabei que concedi aos tecelões de Londres para terem a sua guilda em Londres, com todas as liberdades e costumes que tinham no tempo do rei Henrique, meu avô. E assim, que ninguém dentro da cidade se intrometa neste ofício salvo por permissão...
ENEM 2006 – Questão 22
Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 64
Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 36
Observe o quadro a seguir para responder a questão. A existência das oposições mostradas no quadro expressa o que alguns estudiosos têm denominado de: a) Conflito Norte-Sul b) Choque de Civilizações c) Colapso do Socialismo d) Globalização da Economia e) Guerra Fria
UNESP (julho) 2012 – Questão 33
[Na época feudal] o mundo terrestre era visto como palco da luta entre as forças do Bem e as do Mal, hordas de anjos e demônios. Disso decorria um dos traços mentais da época: a belicosidade. ...