Base dudow 064 2000 – Questão 41

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
A FUGA
Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
- Pára com esse barulho, meu filho  - falou, sem se voltar.
Com três anos, já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, só estava empurrando uma cadeira.
- Pois então pára de empurrar a cadeira.
- Eu vou embora - foi a resposta.
Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano, era sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa? a mãe mais tarde irá saber), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.
A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:
- Viu um menino saindo desta casa? - gritou para o operário que descansava diante da obra, do outro lado da rua, sentado no meio-fio.
- Saiu agora mesmo com uma trouxinha  -informou ele.
Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro.
A trouxa, arrastada no chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, opedaço de biscoito e  - saíra de casa prevenido  -
uma moeda de um cruzeiro. Chamou-o mas ele apertou  o passinho e abriu a correr em direção à avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia à distância.
- Meu filho, cuidado!
O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto.
O menino, assustado arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como um animalzinho:
- Que susto você me passou, meu filho  - e apertava-o contra o peito comovido.
- Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.
Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas:
- Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.
- Me larga. Eu quero ir embora.
Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala  - tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa.
- Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.
- Fico, mas vou empurrar esta cadeira.
E o barulho recomeçou.
(FERNANDO SABINO)
 
“... TENDO antes o cuidado de FECHAR a porta da rua e RETIRAR a chave, como ele FIZERA com a da despensa." 
Os verbos em letra maiúscula identificam-se, respectivamente, com:
a) infinitivo, gerúndio, gerúndio, pretérito perfeito.
b) gerúndio, infinitivo,  infinitivo, pretérito mais que perfeito.
c) gerúndio, pretérito imperfeito, infinitivo, presente.
d) gerúndio, futuro do presente do subjuntivo, infinitivo, pretérito mais
que perfeito.
e) infinitivo, infinitivo, gerúndio, futuro do presente do subjuntivo.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 26
Os termos além de, no entanto, então, portanto estabelecem no texto, relações, respectivamente, de: a) distanciamento - objeção - tempo - efeito. b) adição - objeção - tempo - conclusão. c) distanciamento - consequência - conclusão - efeito. d) distanciamento - oposição - tempo - consequência. e) adição - oposição - consequência - conclusão.
Base dudow 2000 – Questão 43
O projeto Montanha Limpa, desenvolvido desde 1992, por meio da parceria entre o Parque Nacional de Itatiaia e a DuPont, visa amenizar os problemas causados pela poluição em forma de lixo deixado por visitantes desatentos. (Folheto do Projeto Montanha Limpa do Parque Nacional de Itatiaia). A preposição que indica que o Projeto Montanha Limpa continua até a publicação do Folheto é: a) entre. b) por (por visitantes). c) em. d) por (pela poluição). e) desde.
Base dudow 2000 – Questão 53
Assinale a alternativa que contém a forma correta dos verbos medir, valer e caber na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, pela ordem. a) meço, valo, cabo b) meço, valho, caibo c) mido, valo, caibo d) meço, valho, cabo e) mido, valho, caibo
Base dudow 2000 – Questão 32
Assinale a alternativa em que a oração em destaque esteja corretamente analisada: a) Fui à loja E COMPREI ROUPAS. (Oração Coordenada Sindética Adversativa) b) Não vá agora, PORQUE ESTÁ CHOVENDO. (Oração Coordenada Sindética Explicativa) c) Tirou notas baixas, LOGO SERÁ REPROVADO. (Oração Coordenada Assindética) d) Ora ouvia ORA FALAVA. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva) e) Caiu, MAS NÃO SE MACHUCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
Base dudow 2000 – Questão 44
Em qual das orações a seguir, a conjunção coordenativa POIS estabelece uma conclusão? a) Venha logo, pois sua presença é importante. b) As matrículas foram encerradas; nada pode ser feito, pois. c) Fale mais alto, pois a ligação está ruim. d) Não demore, pois não gosto de ficar sozinha. e) Choveu, pois as ruas estão molhadas.