Base dudow 056 2000 – Questão 39

Ciências Humanas / Geografia / Os Sistemas Agrícolas / Agricultura x Natureza
Nativas do Brasil, as várias espécies das plantas conhecidas como fava-d’anta têm lugar garantido no mercado mundial de produtos cosméticos e farmacêuticos. Elas praticamente não têm concorrentes, pois apenas uma ou outra planta chinesa produz os elementos cobiçados pela indústria mundial. 
As plantas acham-se dispersas no cerrado e a sua exploração é feita pela coleta manual das favas ou, 
ainda, com instrumentos rústicos (garfos e forquilhas) que retiram os frutos das pontas dos galhos. Alguns catadores quebram galhos ou arbustos para facilitar a coleta. Depois da coleta, as vagens são vendidas aos atacadistas locais que as revendem a atacadistas regionais, estes sim, os revendedores de fava para as indústrias. Depois de processados, os produtos são exportados. 
Embora os moradores da região tenham um vasto conhecimento sobre hábitos e usos da fauna e flora locais, pouco ou nada sabem sobre a produção de mudas de espécies nativas e, ainda, sobre o destino e o aproveitamento da matéria-prima extraída da fava d’anta.
Adaptado de: Extrativismo e biodiversidade: 
o caso da fava-d’anta. Ciência Hoje, junho, 2000.
 
Ainda que a extração das vagens não seja prejudicial às árvores, a estratégia usada na sua coleta, aliada à eventual pressão de mercado, são fatores que podem prejudicar a renovação natural da fava d’anta. Uma proposta viável para que estas plantas nativas não corram nenhum risco de extinção é
a) introduzir a coleta mecanizada das favas, reduzindo tanto as perdas durante a coleta quanto os eventuais danos às plantas.
b) conservar o solo e aumentar a produtividade dessas plantas por meio de irrigação e reposição de sais minerais.
c) domesticar a espécie, introduzindo viveiros que possam abastecer a região de novas mudas, caso isto se torne necessário.
d) proibir a coleta das favas, aplicando pesadas multas aos infratores.
e) diversificar as atividades econômicas na região do cerrado para aumentar as fontes de renda dos trabalhadores.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 56
Sobre a hidrografia canadense analise os itens abaixo: ...
Base dudow 2000 – Questão 43
"Nas vastas planícies que dominam a paisagem da Rússia Central, o inverno rigoroso cobre o solo com uma camada de neve que, ao fundir-se na primavera, permite a germinação de uma vegetação herbácea extensiva que atinge seu desenvolvimento...
FGV Economia 2009 – Questão 64
Pelo menos 4 milhões de moradores de áreas rurais do semiárido aguardam a construção de cisternas e, portanto, ainda não dispõem de garantia de água para beber. Segundo especialistas, a discussão sobre a água no semiárido passa pela derrubada de mitos e reafirmação de verdades. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um mito e uma verdade sobre o problema da água no semiárido. a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 52
Os cerrados brasileiros são formados por árvores com aspecto xeromórfico, com árvores tortuosas e espaçadas, com troncos de cortiça espessa e folhagem coriácea e pilosa, muitas vezes lembrando a caatinga arbustiva densa, da região do...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 14
O ciclo de vida marinho é dependente dos organismos fitoplanctônicos que apresentam abundância na superfície dos oceanos até a profundidade máxima da penetração da luz solar. Ao considerar a atividade pesqueira na plataforma continental...