Base dudow 046 2000 – Questão 66

Linguagens / Português / Período Composto – Conjunção e Elementos Coesivos / Conjunção
 Contraveneno
Preciso – mas preciso mesmo – lutar contra o consumo que me arrasa. Preciso da contrapropaganda. Senão me perco e passo a comprar tudo, mesmo sem dinheiro, me endividando toda até a boca. Contraveneno. E termino comprando.
O mingau muito anunciado, um vômito de mingau, mas o que fazer? Compro duas geladeiras! E quantos liquidificadores? Fico tonta. Liquidificador de marca conhecida: roda, roda e expulsa o conteúdo num jato. O mingau doce de se vomitar, grosso, pesado.
É tão anunciado que não se encontra nas lojas do gênero. Sapataria tal e tal, onde é proibido vender caro, onde você apertará seus pés fazendo bolhas, é barato mas machuca demais.
O sorvete que todo o mundo toma? Tem gosto de papelão com açúcar. E o café com gosto de barata. O sapato lhe aperta o pé até esmagá-lo – mas você vai e compra, é obrigado.(...)
A propaganda me entra em casa. Mandam-me uma espécie de aspirina para minhas dores de cabeça. Sou sadia, não tenho dores de cabeça, mas tomo as pílulas. Assim quer Deus. E o mundo.
Mandam-me numa caixa um suco de frutas. Dizem que custa três cruzeiros a garrafinha. É barato ou caro? (...)
Estou arruinada mas feliz.
(Clarice Lispector, Visão do esplendor, 1975. Adaptado) 
Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais,... caiu.
2. Dormiu mal,... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece,... a alma é imortal.
4. Leu o livro,... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences,... podem servir mais tarde.
 
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto.
b) por isso, porque, mas, portanto, que.
c) logo, porém, pois, porque, mas.
d) porém, pois, logo, todavia, porque.
e) entretanto, que, porque, pois, portanto. 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 13
A torre de controle de voos de São José dos Campos (SP) autorizou os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, a voar na altitude de 37 mil pés até o aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, apesar de essa altitude, onde estava o Boeing-737 da Gol...
UNESP 2014 – Questão 4
Atitude que, no último parágrafo, melhor sintetiza a reação do antigo center-forward ao sucesso de Joca: a) rancor. b) cavalheirismo. c) colaboração. d) admiração. e) indiferença.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 24
O complexo de falar difícil ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 22
Os linguistas têm notado a expansão do tratamento informal. “Tenho 78 anos e devia ser tratado por senhor, mas meus alunos mais jovens me tratam por você”, diz o professor Ataliba Castilho, aparentemente sem se incomodar com a...
UNESP 2016 – Questão 5
A leitura do trecho do Código permite concluir que os direitos básicos do consumidor no Brasil se aplicam a) a produtos ou serviços de qualquer tipo e origem. b) apenas a produtos perecíveis, nacionais ou importados. c) apenas a aparelhos e utensílios produzidos no país. d) somente a produtos importados de países desenvolvidos. e) exclusivamente a serviços prestados por empresas nacionais.