Base dudow 045 2000 – Questão 60

Linguagens / Literatura / Elementos da Poesia / Metrificação e Escansão
Para entender a escansão poética ou metrificação é necessário ligá-la a aspectos musicais já que por muito tempo a produção de textos poéticos esteve diretamente relacionada a ela. Dividir versos em sílabas poéticas exige habilidade para juntar às vezes em uma mesma sílaba sons semelhantes. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
a) A contagem de sílabas poéticas e de sílabas gramaticais de um mesmo verso pode chegar a um número diferente já que os critérios para fazer as divisões é diferente em cada uma delas.
b) A última sílaba poética de um verso é a última sílaba tônica do mesmo.
c) Recursos como: crase poética, sinalefa, elisão e sinérese são chamados de recursos de redução por fazerem a fusão de duas sílabas gramaticais para formar uma sílaba poética.
d) A crase poética une duas vogais diferentes – a última de uma palavra com a primeira da seguinte.
e) Os versos pentassílabos, heptassílabos e decassílabos sãos os preferidos por poetas ao longo de toda a história da literatura.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 76
Leia o trecho de Machado de Assis sobre Iracema, de José de Alencar, e responda ao que se pede. ...
Base dudow 2000 – Questão 41
A relação entre autor e narrador pode assumir feições diversas na literatura. Pode-se dizer que tal relação tem papel fundamental na caracterização de textos que, a exemplo do livro de Graciliano Ramos, constituem uma autobiografia —...
Base dudow 2000 – Questão 63
Assinale a alternativa falsa com relação a aspectos ligados à primeira estética literária de Portugal. ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Leia abaixo um soneto de Gregório de Matos: ...
FUVEST 2005 – Questão 3
Quando o autor pergunta: “para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?”, ele ...