Base dudow 044 2000 – Questão 61

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Poetas da Segunda Geração - Ultrarromantismo
Lembrança de morrer
(Fragmento)
“Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
— Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro
Como o desterro de minh'alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade — é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.
Só levo uma saudade — é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada
Que por minha tristeza te definhas!
De meu pai!... de meus únicos amigos,
Poucos — bem poucos — e que não zombavam
Quando, em noite de febre endoudecido,
Minhas pálidas crenças duvidaram.”
 
Este trecho é de Álvares de Azevedo, famoso poeta romântico brasileiro. Qual das características a seguir não se encontra no poema?
a) O autor demonstra um desencanto precoce pela vida e vê na morte a solução de seus problemas.
b) Álvares de Azevedo, como outros escritores de sua geração, revela intensa necessidade de fugir do real através da lembrança de um passado idealizado.
c) Os principais motivos da lânguida tristeza sentida pelo poeta são a desilusão amorosa e a incompreensão de falsos amigos.
d) O autor de Lembrança de Morrer é um representante da segunda geração romântica, também chamada "mal do século", caracterizada pela melancolia e pelo sentimentalismo exacerbado.
e) Através da leitura deste poema, percebe-se que Álvares de Azevedo pode ser considerado um representante da primeira geração romântica, a dos autores nacionalistas.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2010 – Questão 17
Para a jornalista entrevistada, a divulgação de ciência ...
Base dudow 2000 – Questão 53
O romance em que Lima Barreto narra as desventuras de um nacionalista exaltado, patriota fanático, que deseja o tupi como a língua oficial e luta pela recuperação de nosso folclore, se intitula: a) Ideias de Jeca Tatu. b) Cidades Mortas c) Recordações do escrivão Isaías Caminha d) Triste fim de Policarpo Quaresma e) Ressurreição
Base dudow 2000 – Questão 50
Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta contínua importunação de senhores e de escravos, que não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração! Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual...
UERJ 2012 – Questão 5
A não ser através d’ O tico-tico e da poesia de Camões. A expressão em destaque torna a frase que ela introduz uma ressalva em relação ao que está enunciado anteriormente. Essa ressalva evidencia que as leituras do poeta lhe davam a seguinte possibilidade: a) rever suas crenças arraigadas b) interagir com universos diferentes c) superar uma alienação do presente d) compreender a idealização da morte
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 101
TEXTO I ...