Base dudow 044 2000 – Questão 61

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Poetas da Segunda Geração - Ultrarromantismo
Lembrança de morrer
(Fragmento)
“Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
— Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro
Como o desterro de minh'alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade — é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.
Só levo uma saudade — é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada
Que por minha tristeza te definhas!
De meu pai!... de meus únicos amigos,
Poucos — bem poucos — e que não zombavam
Quando, em noite de febre endoudecido,
Minhas pálidas crenças duvidaram.”
 
Este trecho é de Álvares de Azevedo, famoso poeta romântico brasileiro. Qual das características a seguir não se encontra no poema?
a) O autor demonstra um desencanto precoce pela vida e vê na morte a solução de seus problemas.
b) Álvares de Azevedo, como outros escritores de sua geração, revela intensa necessidade de fugir do real através da lembrança de um passado idealizado.
c) Os principais motivos da lânguida tristeza sentida pelo poeta são a desilusão amorosa e a incompreensão de falsos amigos.
d) O autor de Lembrança de Morrer é um representante da segunda geração romântica, também chamada "mal do século", caracterizada pela melancolia e pelo sentimentalismo exacerbado.
e) Através da leitura deste poema, percebe-se que Álvares de Azevedo pode ser considerado um representante da primeira geração romântica, a dos autores nacionalistas.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2012 – Questão 3
Considerando que o último parágrafo do fragmento representa uma ironia do cronista, seu significado contextual é: a) Portugal vai muito bem, apesar de seus maus governantes. b) A alternância dos grupos no poder faz bem ao país. c) O país experimenta um progresso vertiginoso. d) O país vai mal em todos os sentidos. e) Portugal não se importa com seus políticos.
Base dudow 2000 – Questão 47
Os poemas de Álvares de Azevedo desenvolvem atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com toques de ironia, tristeza, zombaria, sensualidade, tédio e humor. Estas características demonstram: a) A carga de brasilidade do seu autor. b) A preocupação do autor com os destinos de seus pais. c) Os aspectos neoclássicos que ainda persistem nos versos desse autor. d) O ultrarromantismo, marcante nesse autor. e) O aspecto social de seus versos.
Base dudow 2000 – Questão 36
Uma das características abaixo não se coaduna com o estilo machadiano. Assinale-a: a) Tratamento irônico das situações; b) Visão pessimista na análise da alma humana; c) Visão do homem como ser naturalmente bom; d) Visão retrospectiva do passado; e) Divagação e comentários paralelos à ação.
Base dudow 2000 – Questão 60
Assinale a opção na qual todos os autores estejam relacionados com a primeira fase do romantismo português. a) Almeida Garret, Camilo Castelo Branco e Antônio Feliciano de Castilho. b) Almeida Garret, Bocage e Eça de Queiroz. c) Camilo Castelo Branco, Almeida Garret e João de Deus. d) Soares Passos, Júlio Dinis e Machado de Assis. e) Antônio Feliciano de Castilho, Alexandre Herculano e Almeida Garret.
ENEM 2005 – Questão 1
A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é: ...