Base dudow 044 2000 – Questão 59

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Poetas da Segunda Geração - Ultrarromantismo
O texto a seguir reproduz as duas estrofes de um dos mais conhecidos poemas do romantismo brasileiro: Se eu morresse amanhã!, de Álvares de Azevedo.
 
“Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!”
 
Sobre esse poema, pode-se afirmar que
I. Ele mostra de forma clara o forte teor subjetivo e emotivo da poesia romântica, pois é totalmente centrado no “eu”, na interioridade subjetiva do poeta.
II. O egocentrismo romântico, ligado ao tema da morte, faz com que o poeta lamente de forma emocionada a própria morte, que imagina estar próxima.
III. A emoção excessiva, explicitada pelo uso recorrente dos pontos de exclamação, revela um desejo de fuga da realidade; o mergulho no “eu” é uma forma de opor-se ao problemático mundo exterior.
IV. A obsessão com a morte, tão presente no poema, é uma das formas do escapismo romântico, comumente aplicado ao tema do amor, o qual também possibilita uma fuga da problemática existencial.
Estão corretas
a) apenas I e II.
b) apenas I, II e III.
c) apenas I, II e IV.
d) apenas III e IV.
e) todas.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 23
HELOÍSA: Faz versos? ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 26
No trecho 2, o narrador: a) almeja viver de outra forma para deixar de enganar a si próprio. b) atribui a Madalena a impossibilidade de viver plenamente sua vida. c) sabe que tudo aconteceria da mesma forma por conta de Madalena. d) reconhece, incomodado, a impossibilidade de mudar e viver de outro jeito. e) acredita que não pode mudar pelo fato de não ter Madalena a seu lado.
UERJ 2012 – Questão 8
Mas temos esses pequenos oásis − os poemas − contaminando o deserto da referencialidade. (ref.9) Na frase acima, o emprego das palavras “oásis” e “deserto” configura uma superposição de figuras de linguagem, recurso frequente em textos artísticos. As figuras de linguagem superpostas na frase são: a) metáfora e antítese. b) ironia e metonímia. c) elipse e comparação. d) personificação e hipérbole.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 21
Entre as tentativas de encontrar o melhor ângulo para retirar o terneiro, meu irmão, o guri e seu pai tentavam convencer Jaqueline de que a morte da vaca não seria uma grande perda: “não é a mesma coisa que perder um pai, um avô, que a...
Base dudow 2000 – Questão 39
Escrita em 1ª pessoa; o eu poético é masculino e declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente palaciano, mostrando a mulher como uma figura idealizada, indicam cantiga de: a) amigo b) amor e amigo c) amor d) escárnio e) maldizer