Base dudow 009 2000 – Questão 13

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Clarice Lispector
Clarice Lispector ocupa um lugar destacado na Literatura Brasileira. Em sua obra estão presentes as seguintes características:
a) intimismo, introspecção, temática urbana.
b) temática urbana, folclore, moralidade.
c) subjetividade, temática agrária, religiosidade.
d) psicologismo, regionalismo, ruralismo.
e) tradicionalismo, romantismo, intimismo.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 21
O narrador afirma que Ana caiu num destino de mulher. No texto, esse destino é descrito com o objetivo de propor uma reflexão sobre a) a juventude e a velhice. b) a importância de ser mãe. c) as diferenças sociais. d) o papel da mulher na sociedade. e) a família como verdadeira instituição social.
FUVEST 2008 – Questão 48
No texto, afirma-se que Ana “plantara as sementes” e “E cresciam árvores”. Mais adiante: “Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela”. Essa última frase, tomada em conjunto com as anteriores, traz ao texto um tom de a) comicidade. b) profecia. c) perplexidade. d) ironia. e) indignação.
Base dudow 2000 – Questão 5
"Será que eu enriqueceria este relato se usasse alguns difíceis termos técnicos? Mas aí que está: esta história não tem nenhuma técnica, nem de estilo, ela é ao deus-dará. Eu que também não mancharia por nada deste mundo com palavras...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 19
“No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas.” A forma encontrada por ela para atingir esse objetivo foi a) assumir plenamente a organização de um lar. b) dar espaço real à sua íntima desordem. c) esquecer sua juventude anterior, sua doença de vida. d) plantar sementes, mesmo que árvores não crescessem. e) ficar sozinha à tarde para recuperar suas forças.