Base dudow 003 2000 – Questão 23

Linguagens / Português / Língua e Funções / Gêneros textuais
Quem são eles
A FUNAI encontra índios isolados em 
Rondônia
Foi um encontro emocionante, daquele tipo que faz pensar em tribos perdidas e filmes de Indiana Jones, embora as dúvidas que levante não tenham nada do romantismo fácil do cinema. Uma expedição liderada pelo sertanista Marcelo Santos, da Fundação Nacional do Índio, deparou na semana passada, em plena selva de Rondônia, com um casal que talvez pertença a um grupo indígena desconhecido. Ainda não se sabe se os índios encontrados pela  FUNAI pertencem mesmo a uma nova etnia ou são apenas um ramo de uma tribo já identificada. "Vamos estudar sua língua e costumes e compará-los com os de outros grupos para saber quem são", diz Marcelo. O que se sabe sobre eles é que estavam isolados - o que, no jargão indigenista, indica um grupo sem contato  frequente com os brancos. O casal vive em terras de fazendas particulares perto de Corumbiara, cidade a cerca de 800 quilômetros da capital, Porto Velho.
Há dez anos Marcelo ouve histórias da existência de índios desconhecidos na região. Na mesma semana em que aconteceu a chacina dos sem-terra em Corumbiara, chegou a seus ouvidos que índios também teriam sido mortos. O sertanista resolveu agir rápido e, como não tinha autorização dos fazendeiros para passar por suas terras, entrou na mata por um caminho alternativo. A expedição de cinco pessoas andou cerca de 10 quilômetros a pé, seguindo sinais deixados pelos índios, até achá-los, no dia seguinte. Como os índios carregavam arcos e flechas, foram evitados gestos bruscos. Aos poucos acabaram estabelecendo um tipo de comunicação por meio de sinais e sorrisos, e até trocaram presentes. O casal de índios levou-os a sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos convidados. Em troca, os dois ficaram com o relógio de Marcelo e uma fita do Senhor do Bonfim. Há indícios de que já tinham visto homens brancos antes. Eles usavam bermudas feitas com sacos para armazenamento de sementes e colares com enfeites de plástico, de grande efeito visual, especialmente quando combinados com saiote de palha.
(Revista "Veja" de 13/9/95)
No texto lido predomina:
 
a) narração
b) descrição
c) dissertação
d) diálogo
e) verso
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 52
Nos trechos: E fui eu que o descobri Veja, murmurou o mineiro... e Vou-lhe mostrar... As palavras destacadas têm, respectivamente, funções de: a) objeto indireto, objeto direto, objeto indireto. b) adjunto adnominal, adjunto adnominal, objeto direto. c) adjunto adnominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial. d) objeto direto, objeto direto, objeto indireto. e) objeto direto, adjunto adnominal, objeto indireto.
Base dudow 2000 – Questão 50
Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua: a) Ele entregou um texto para mim corrigir. b) Para mim, a leitura está fácil. c) Isto é para eu fazer agora. d) Não saia sem mim. e) Entre mim e ele há uma grande diferença.
Base dudow 2000 – Questão 22
Iscute o que tô dizendo, ...
UNESP 2010 – Questão 9
O esporte é bom pra gente, fortalece o corpo e emburrece A MENTE. – Antes que o primeiro corredor indignado atire UM TÊNIS em minha direção (...) – Quando estamos correndo, não há previsão de pagamento. ...
Base dudow 2000 – Questão 3
Assinale alternativa cujas palavras apresentam derivação parassintética, observando os radicais destacados : a) repor – despetalar – errante; b) amadurecer – desalmado – entardecer; c) criticar – resgate – felizmente; d) esfarelar – comprar – esverdear; e) embora – vaivém – clarear;