DudowEducação pode mudar sua vida

chega de tragédia

Como funciona o sistema de Avaliação do ENEM, 
o que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e como se previnir das tragédias na hora da prova

As provas que estamos acostumados a fazer desde o ensino médio, têm um sistema de avaliação que, via de regra, dá o mesmo valor pra questões fáceis e difíceis, considerando verdadeira a hipótese de que “se o aluno consegue responder uma questão difícil, ele consegue responder as questões fáceis também”. Acontece que neste formato, o aluno pode acertar uma questão difícil no chute, sem ter a menor ideia de como fazer, e errar todas as outras fáceis.

Alguns vestibulares, como Fuvest, Unesp e Unicamp ainda usam esse sistema de correção, mas o ENEM adotou a TRI, o que significa que não adianta só acertar as questões difíceis da prova, porque o ENEM vai entender que você não sabe responder a essas questões, já que errou as fáceis.

Funciona assim: dois alunos (A e B) respondem a uma questão fácil do ENEM. A acerta e B erra. Mais pra frente, em uma questão difícil, A e B acertam. Na questão difícil, o valor da questão para A, que acertou a primeira questão fácil, é maior do que para B, que errou a questão fácil. Ou seja, se você acerta as questões fáceis, suas questões difíceis vão valer mais pontos.

Portanto, se você se depara com uma questão difícil e investe um tempão para (tentar) responder, pode perder um tempo valioso que poderia estar respondendo a questões fáceis, e que estariam aumentando o valor das questões difíceis. E isso se chama tragédia.

No Dudow, todos os estudantes que estão fazendo o roteiro de estudo, recebem as questões fáceis primeiro, para que o estudante já possa, desde o início, acompanhar no relatório de desempenho analisado pelo sistema, as questões e competências que precisa melhorar. Enquanto o aluno errar, o sistema vai continuar trazendo questões semelhantes, até que o aluno consiga sair daquele nível de questões. Neste processo, não existe nenhuma pressa de trazer as questões difíceis para o aluno, para o aluno, pois já sabemos que não são elas que estão por trás de um bom resultado.

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